Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Embora a piscina não utilize combustível fóssil ou energia elétrica para a limpeza da água dos rios, não há uma relação direta entre a iniciativa e a redução da emissão de gases de efeito estufa.
A solução apresenta uma piscina flutuante para instalação nos rios urbanos, na qual um sistema de filtros na membrana da piscina elimina bactérias e outros contaminantes, promovendo a limpeza das águas e oferecendo um local de lazer e balneabilidade dos rios. A membrana da piscina tem um sistema de filtros que permite que somente a água limpa entre na piscina; simultaneamente, a água limpa é ejetada no rio. Ademais, consiste em opção segura para a balneabilidade em rios, assim mitigando o elevado índice de óbitos associado ao lazer em rios correntes.
O Problema
A maior parte dos rios que permeiam, circundam ou contornam as cidades do mundo está poluída: cerca de 80% das águas residuais são despejadas no meio ambiente sem qualquer tipo de tratamento. Manter as bacias hidrográficas saudáveis é indispensável para a cidade e para a população. De acordo com Abell et al (2017), com apenas US$ 2,00 por pessoa por ano é possível proteger os rios e mananciais de metade das cidades estudadas. Os rios fazem parte da identidade cultural e da vida de uma cidade, são fontes de renda, lazer e turismo. No entanto, essas atividades dependem da qualidade das suas águas. Dentre outras atividades que exigem a conservação dos recursos hídricos, o turismo é um dos maiores setores da economia global e um em cada dez empregos estão relacionados ao turismo, ou seja, 330 milhões de postos de trabalho, equivalente a 10,3% do PIB mundial (WTTC). Trazer a balneabilidade e a despoluição do rio é o objetivo da solução e, com isso, potencializar atividades econômicas e espaços de lazer.
Compartilhe: