Soluções
Porte das cidades
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Regiões do Brasil
Solução aplicável em:
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
- Região Sul
Indicadores de desempenho
Visão geral:
- Nível de Maturidade da Solução (SRL)
- Vulnerabilidade Climática (VCL)
- Competitividade Local (CLC)
- Arcabouço Regulatório (REG)
- Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
- Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
- Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
- Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
- Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
- Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
- Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
- Impacto na Biodiversidade (BIO)
- Impacto na Geração de Empregos (EMP)
- Aceitação Pública (ACE)
- Disponibilidade de Financiamento (DFI)
- Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Nível de Maturidade da Solução (SRL)
9Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
Nível SRL
-
9
Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
-
8
Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
-
6 e 7
A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.
-
4 e 5
A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.
-
1, 2 e 3
Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.
Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
11 a 13A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
Pontuação final da solução
-
14 a 15
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
11 a 13
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
8 a 10
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
5 a 7
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
3 a 4
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Igual ou menor do que 5%A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Potencial de mitigação
-
Igual ou maior que 20%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.
-
Entre 15 e 19%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.
-
Entre 10 e 14%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.
-
Entre 6 e 9%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.
-
Igual ou menor do que 5%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Vulnerabilidade Climática (VCL)
Muito bomO impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.
Impacto na Biodiversidade (BIO)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.
Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.
Impacto na Geração de Empregos (EMP)
Entre -0,01% e 0,01% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
Variação sobre empregos
-
Superior a 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.
-
Entre 0,02% e 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
-
Entre -0,02% e -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.
-
Inferior a -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.
Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
Entre 0,02% e 0,04% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
Variação sobre o PIB
-
Superior a 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.
-
Entre 0,02% e 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,02% e -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.
-
Inferior a -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.
Competitividade Local (CLC)
Superior a 0,05% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
Variação sobre a produtividade
-
Superior a 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre 0,02% e 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,02% e -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Inferior a -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
Aceitação Pública (ACE)
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutrasA aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
Intervalos de ocorrência por percepção
-
Se > 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.
-
Se entre 80% e 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
-
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
-
Se entre 80% e 90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.
-
Se >90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.
Arcabouço Regulatório (REG)
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programasA solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Adesão da solução ao arcabouço regulatório
-
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Nenhum ou 1 instrumento, política e programas
A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
BomA implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
Classificação
-
Muito bom
A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
-
Bom
A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
-
Neutra
A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.
-
Ruim
A implantação e acompanhamento da solução é complexa.
-
Muito ruim
A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.
Disponibilidade de Financiamento (DFI)
2A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
Nota no indicador
-
5
A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
4
A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
3
A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
2
A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
1
A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.
Porte das cidades
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Regiões do Brasil
Solução aplicável em:
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
- Região Sul
Indicadores de desempenho
Visão geral:
- Nível de Maturidade da Solução (SRL)
- Vulnerabilidade Climática (VCL)
- Competitividade Local (CLC)
- Arcabouço Regulatório (REG)
- Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
- Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
- Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
- Impacto na Geração de Empregos (EMP)
- Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
- Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
- Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
- Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
- Impacto na Biodiversidade (BIO)
- Aceitação Pública (ACE)
- Disponibilidade de Financiamento (DFI)
- Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Nível de Maturidade da Solução (SRL)
9Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
Nível SRL
-
9
Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
-
8
Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
-
6 e 7
A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.
-
4 e 5
A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.
-
1, 2 e 3
Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.
Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
11 a 13A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
Pontuação final da solução
-
14 a 15
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
11 a 13
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
8 a 10
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
5 a 7
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
3 a 4
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Igual ou menor do que 5%A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Potencial de mitigação
-
Igual ou maior que 20%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.
-
Entre 15 e 19%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.
-
Entre 10 e 14%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.
-
Entre 6 e 9%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.
-
Igual ou menor do que 5%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Vulnerabilidade Climática (VCL)
Muito bomO impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.
Impacto na Biodiversidade (BIO)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.
Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.
Impacto na Geração de Empregos (EMP)
Entre 0,02% e 0,03% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
Variação sobre empregos
-
Superior a 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.
-
Entre 0,02% e 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
-
Entre -0,02% e -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.
-
Inferior a -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.
Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
Entre 0,02% e 0,04% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
Variação sobre o PIB
-
Superior a 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.
-
Entre 0,02% e 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,02% e -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.
-
Inferior a -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.
Competitividade Local (CLC)
Superior a 0,05% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
Variação sobre a produtividade
-
Superior a 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre 0,02% e 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,02% e -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Inferior a -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
Aceitação Pública (ACE)
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutrasA aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
Intervalos de ocorrência por percepção
-
Se > 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.
-
Se entre 80% e 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
-
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
-
Se entre 80% e 90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.
-
Se >90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.
Arcabouço Regulatório (REG)
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programasA solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Adesão da solução ao arcabouço regulatório
-
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Nenhum ou 1 instrumento, política e programas
A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
BomA implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
Classificação
-
Muito bom
A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
-
Bom
A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
-
Neutra
A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.
-
Ruim
A implantação e acompanhamento da solução é complexa.
-
Muito ruim
A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.
Disponibilidade de Financiamento (DFI)
3A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
Nota no indicador
-
5
A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
4
A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
3
A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
2
A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
1
A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.
Porte das cidades
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Regiões do Brasil
Solução aplicável em:
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
- Região Sul
Indicadores de desempenho
Visão geral:
- Nível de Maturidade da Solução (SRL)
- Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
- Vulnerabilidade Climática (VCL)
- Competitividade Local (CLC)
- Arcabouço Regulatório (REG)
- Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
- Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
- Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
- Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
- Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
- Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
- Impacto na Biodiversidade (BIO)
- Impacto na Geração de Empregos (EMP)
- Aceitação Pública (ACE)
- Disponibilidade de Financiamento (DFI)
- Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Nível de Maturidade da Solução (SRL)
9Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
Nível SRL
-
9
Solução amplamente disseminada, com inúmeras aplicações urbanas em nível nacional e internacional.
-
8
Solução disponível para aquisição no mercado ou replicação, com aplicações ainda restritas em âmbito nacional.
-
6 e 7
A solução possui aplicações urbanas pontuais em escala piloto.
-
4 e 5
A solução se encontra em estágio de desenvolvimento em ambiente laboratorial.
-
1, 2 e 3
Solução em estágio de desenvolvimento conceitual.
Nível de Aplicabilidade da Solução (NAS)
14 a 15A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
Pontuação final da solução
-
14 a 15
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
11 a 13
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível bom de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
8 a 10
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível mediano de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
5 a 7
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
-
3 a 4
A solução, considerando as particularidades regionais, impactos e estudos de caso, tem nível muito ruim de aplicabilidade urbana no Brasil.
Potencial de Mitigação de Emissões de GEE (MIT)
Igual ou menor do que 5%A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Potencial de mitigação
-
Igual ou maior que 20%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito alto.
-
Entre 15 e 19%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões alto.
-
Entre 10 e 14%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões mediano.
-
Entre 6 e 9%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões baixo.
-
Igual ou menor do que 5%
A solução, uma vez implementada, tem potencial de redução de emissões muito baixo.
Vulnerabilidade Climática (VCL)
Muito bomO impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo, direto e aumenta a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é considerado neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução para a capacidade adaptativa é negativo, direto e diminui a capacidade de adaptação ao clima em nível urbano.
Impacto na Disponibilidade de Água (AGU)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e direto em nível urbano.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é positivo e indireto em nível urbano.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de água é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Qualidade do Ar (QAR)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
Classificação
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Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e direto em nível urbano.
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Bom
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é positivo e indireto em nível urbano.
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Neutra
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é neutro em nível urbano.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e indireto em nível urbano.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a qualidade do ar é negativo e direto em nível urbano.
Impacto na Produção de Alimentos (PAL)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
Classificação
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Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a produção de alimentos é negativo e direto.
Impacto na Biodiversidade (BIO)
NeutraO impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
Classificação
-
Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a biodiversidade é negativo e direto.
Impacto na Disponibilidade de Energia (ENE)
BomO impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
Classificação
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Muito bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e direto.
-
Bom
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é positivo e indireto.
-
Neutra
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é neutro.
-
Ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e indireto.
-
Muito ruim
O impacto esperado da solução sobre a disponibilidade de energia é negativo e direto.
Impacto na Geração de Empregos (EMP)
Entre -0,01% e 0,01% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
Variação sobre empregos
-
Superior a 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom na geração de empregos.
-
Entre 0,02% e 0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom na geração de empregos.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de empregos.
-
Entre -0,02% e -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de empregos.
-
Inferior a -0,03% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de empregos.
Impacto no Crescimento Econômico (ECO)
Entre 0,02% e 0,04% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
Variação sobre o PIB
-
Superior a 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a geração de PIB.
-
Entre 0,02% e 0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a geração de PIB.
-
Entre -0,02% e -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a geração de PIB.
-
Inferior a -0,04% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a geração de PIB.
Competitividade Local (CLC)
Superior a 0,05% ao anoA solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
Variação sobre a produtividade
-
Superior a 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre 0,02% e 0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto bom sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,01% e 0,01% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto neutro sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Entre -0,02% e -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
-
Inferior a -0,05% ao ano
A solução, uma vez implementada, tem impacto muito ruim sobre a produtividade dos fatores de produção.
Aceitação Pública (ACE)
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutrasA aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
Intervalos de ocorrência por percepção
-
Se > 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito boa.
-
Se entre 80% e 90% positivas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é boa.
-
Menor do que 80% positivas ou negativas e/ou maior que 50% neutras
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é neutra.
-
Se entre 80% e 90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é ruim.
-
Se >90% negativas
A aceitação pública, com relação à adoção da solução em ambiente urbano, é muito ruim.
Arcabouço Regulatório (REG)
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programasA solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Adesão da solução ao arcabouço regulatório
-
Maior ou igual a 8 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão muito alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Entre 6 e 7 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão alta ao arcabouço regulatório setorial vigente.
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Entre 4 e 5 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão mediana ao arcabouço regulatório setorial vigente.
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Entre 2 e 3 instrumentos, políticas e programas
A solução possui adesão ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
-
Nenhum ou 1 instrumento, política e programas
A solução possui adesão muito ruim ao arcabouço regulatório setorial vigente.
Facilidade de Implementação e Acompanhamento das Soluções (IAS)
BomA implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
Classificação
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Muito bom
A implantação e acompanhamento da solução tem muito baixo nível de complexidade.
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Bom
A implantação e acompanhamento da solução tem baixo nível de complexidade.
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Neutra
A implantação e acompanhamento da solução tem complexidade mediana.
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Ruim
A implantação e acompanhamento da solução é complexa.
-
Muito ruim
A implantação e acompanhamento da solução é muito complexa.
Disponibilidade de Financiamento (DFI)
3A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
Nota no indicador
-
5
A solução possui mais de 20 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
4
A solução possui entre 15 e 19 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
3
A solução possui entre 10 e 14 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
2
A solução possui entre 5 e 9 mecanismos disponíveis para financiamento.
-
1
A solução possui menos de 5 mecanismos disponíveis para financiamento.
Conheça a metodologia de ranqueamento de soluções neste link.
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