Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Reaproveitamento do calor de Data Centers

Reaproveitamento do calor de Data Centers

Energia

Eficiência energética

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Como esta iniciativa permite a recuperação de calor, os recursos de combustível usados para incineração podem ser conservados e as emissões de CO2 reduzidas. Com uma carga de 10 MW no data center, cerca de 20.000 apartamentos residenciais modernos (55 kWh/m² por ano) poderiam ser aquecidos, e as emissões anuais de CO2 podem reduzir em cerca de 8 mil toneladas.


A solução consiste em reaproveitar o calor dissipado pelos equipamentos de Data Centers (DC) em outros processos. De modo específico, o sistema de refrigeração promove uma troca de calor com o DC, resfriando-o e desprezando o calor removido para o ambiente externo através de um sistema de rejeição por ar ou água. Essa energia térmica pode ser reaproveitada por meio da instalação de trocadores de calor, sendo posteriormente redistribuída para outros sistemas que a requeiram. O calor recuperado pode ser aplicado dentro da própria empresa na qual o DC está instalado, ou distribuída para outros consumidores. Medidas de eficientização energética, como é o caso de reaproveitamento de calor, diminuem a demanda por insumos energéticos, assim mitigando emissões de gases poluentes associadas à geração de eletricidade. Mais do que isso, promovem o aumento da resiliência do sistema às alterações climáticas, considerando que a redução no consumo elétrico diminui a necessidade de expansão da capacidade instalada de geração.

Recuperação de calor residual Redes de resfriamento e aquecimento Sistemas de aquecimento urbano Data center Reaproveitamento energético

O Problema

DC são instalações físicas que concentram equipamentos como servidores, sistemas de armazenamento e processamento de dados, roteadores e dispositivos de segurança de uma empresa. Com o avanço da transformação digital, esse tipo de infraestrutura de comunicação e informação tem se espalhado e ganhado proporções cada vez maiores. No ambiente urbano, eles estão presentes em escritórios comerciais, prédios da administração pública, indústrias e armazéns dedicados. Tamanha dimensão se reflete no consumo de energia elétrica. Atualmente, estima-se que o consumo dos DC represente cerca de 1% da demanda global de eletricidade (IEA, 2021). Parte disso se deve à climatização necessária para garantir o funcionamento ideal dos equipamentos, uma vez que há grande dissipação de energia em forma de calor. Nesse sentido, o calor gerado nesses espaços pode ser reaproveitado em outros processos internos que requeiram energia térmica, como o aquecimento de água e vapor de processo, por exemplo. Nos casos em que o ambiente urbano dispõe de infraestrutura, é possível ainda distribuir essa energia térmica para outros consumidores, e até mesmo utilizar bombas de calor para alcançar temperaturas mais elevadas. Assim, o reaproveitamento da energia térmica contribui para a redução do consumo energético geral e suas respectivas emissões associadas.