Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
De acordo com a iniciativa Sustain Your Life a indústria da Moda contribui com 10% das emissões globais de gases de efeito, devido às etapas de produção e descarte inadequado das roupas, que poluem o solo além de emitirem GEE. Investir em soluções que possibilitem a recuperação e reciclagem de roupas, evita com que novas sejam produzidas e que não haja impacto negativo durante o descarte.
Essa solução exemplifica especificamente a criação de uma infraestrutura de coleta, triagem e remanufatura de produtos a partir de resíduos têxteis. Isto é, consiste em um sistema e infraestrutura adequados que possibilitam o cidadão realizar descarte correto de suas roupas ao final da vida útil, conectando esse sistema de descarte com a triagem dos itens que podem ser reaproveitados para transformação em novos produtos. Com isso, evita-se a disposição inadequada dos resíduos têxteis, gerando eficiência econômica por meio da coleta, tratamento e reaproveitamento dos produtos descartados.
O Problema
A indústria da moda acompanha o modo de produção em série para alimentar hábitos crescentes de consumo, o que gera diferentes tipos de impactos: ambiental, ligado à produção e descarte inadequado das roupas; e o social, já que a cadeia de trabalhadores tem sido precarizada nos últimos tempos. De acordo com a iniciativa Sustain Your Style, 5,2% dos resíduos existentes nos aterros sanitários são resíduos têxteis, ou, em outras palavras, o equivalente a um caminhão cheio de roupas é descartado a cada segundo em escala global. Ainda de acordo com a Sustain your style, há uma grande parcela que vaza para os oceanos, contaminando com 190.000 toneladas de microplástico de origem das fibras das roupas que utilizam a substância plástica poliéster. São raras as iniciativas consolidadas que oferecem sistemas para recuperação e reciclagem deste resíduo em escala para atender às demandas da sociedade. Finalmente, ainda não há ainda um acordo setorial formado pelas indústrias do segmento têxtil para propor tratativas de destinação (TUTIA, Romy e MENDES, Francisca Dantas, 2020).
Compartilhe: