Artigo Soluções

PROCESSO ou METODOLOGIA

Reflorestamento de encostas em áreas urbanas

Reflorestamento de encostas em áreas urbanas

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Mudança climática e resiliência

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Sequestro de carbono pelo plantio de ávores e criação de solos com biodiversidade


O reflorestamento em áreas de encostas, preferencialmente com espécies nativas, é uma solução baseada na natureza que dá sustentabilidade e resiliência ao sistema urbano, por oferecer inúmeros serviços ecossistêmicos essenciais. O plantio adensado de árvores sequestra carbono e estabiliza o solo mecanicamente, assim reduzindo os riscos de deslizamento. Também regula os fluxos hidrológicos e contribui para melhoria da qualidade das bacias hidrográficas urbanas, por evitar a erosão e sedimentação nos corpos d’água, com aumento do fluxo hídrico nos rios e por permitir a infiltração das águas com a formação de raízes e de serrapilheira. A recuperação de funções ecológicas, por meio do reflorestamento, também permite conectar fragmentos de vegetação (que podem estar em áreas protegidas legalmente), melhorando o fluxo biótico. Com vistas à implantação, deve-se realizar um mapeamento da cobertura do solo, topografia, hidrografia, dentre outros, para poder orientar planejamento e projeto adequados das áreas de plantio. Adicionalmente, moradores podem ser capacitados para trabalhar no preparo do solo, plantio e manutenção das mudas, monitoramento do crescimento das árvores, assim gerando renda e empregos verdes. Por fim, cumpre citar que áreas verdes recuperadas com a participação de comunidades do entorno, são eficazes para conter a expansão urbana, desde que haja fiscalização efetiva por parte do Poder Público.

Reflorestamento de encostas Sustentabilidade e resiliência urbana Deslizamento de encostas Redução de riscos de desastres Empregos verdes

O Problema

A ocupação legal e ilegal de encostas é um problema que ocorre com frequência em áreas urbanas. As construções impermeabilizam o solo, o que facilita deslizamentos e causa prejuízos materiais e imateriais para a cidade e seus moradores. As chuvas carreiam as águas rapidamente para áreas mais baixas e o sistema de drenagem não dá conta da vazão, ocasionando cheias, alagando áreas urbanizadas e muitas vezes com sérias consequências. A sedimentação dos rios pelo escoamento das águas, por sua vez também leva ao agravamento das inundações de áreas mais baixas. As mudanças climáticas agravam os eventos extremos, tanto com relação às águas, quanto à temperatura. Assim, as áreas íngremes sem vegetação natural se tornam ainda mais vulneráveis e sujeitas a deslizamentos, comprometendo a qualidade de vida, elementos os quais denotam a importância do reflorestamento de encostas em áreas urbanas.