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BENS E SERVIÇOS

Rodovia intrarregional para circulação exclusiva de bicicletas

Rodovia intrarregional para circulação exclusiva de bicicletas

Mobilidade

Mobilidade não-motorizada

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Esta solução tem o potencial de contribuir para a redução da emissão de GEE ao incentivar a substituição de modais motorizados e poluentes por bicicletas em rotas de grande fluxo.


Essa solução prevê a implementação de uma rota exclusiva para bicicleta para fora do perímetro urbano, viabilizando a conexão de cidades vizinhas e/ou áreas conurbadas por meio do transporte ativo. Em geral, as especificações desse tipo de projeto apresentam rotas sem cruzamentos ou interseções, aplicação de iluminação e materiais adequados para melhor aderência dos veículos ao piso (de modo a facilitar o aumento da velocidade em correspondência à distância maior a ser percorrida), além da provisão de serviços de manutenção/mecânica e de distorções climáticas (para o caso de países do Hemisfério Norte, onde a ocorrência de neve pode comprometer a circulação das bicicletas). Também é importante mencionar que esses projetos se embasam consideravelmente em princípios de sustentabilidade, principalmente ao promover o reaproveitamento de infraestrutura ociosa - a exemplo de estradas de ferro desativadas.

Rodovia para Bicicletas Reaproveitamento de Infraestrutura Ociosa Deslocamentos intra-regionais

O Problema

Atualmente, a conurbação é uma realidade em grande parte dos países ocidentais, cujos efeitos vêm sendo estudados amplamente por cientistas e profissionais do planejamento urbano. A unificação da mancha urbana de duas ou mais cidades, somada à expansão e formação de regiões metropolitanas, configura espaços altamente articulados em termos econômicos, unindo e movimentando bens, serviços e pessoas. Do ponto de vista da mobilidade, essa articulação entre cidades raramente é alvo de políticas de mobilidade intra-regional em prol do transporte ativo. Influenciadas preponderantemente por regiões ainda pouco adensadas, as longas distâncias a percorrer geralmente são alvo de investimento em infraestrutura de circulação para veículos motorizados - culturalmente tratados como os modos de transporte mais "adequados" para realização de viagens a partir de 20 quilômetros. Não obstante, a promoção de políticas de investimento em infraestrutura para transporte ativo, nestes termos, é rara. Desse modo, hoje vive-se uma realidade de deslocamentos nessa escala ainda pouco sustentada em preceitos de sustentabilidade e alternativos de mobilidade.