Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A energia solar fotovoltaica é uma opção de geração de eletricidade sem emissão de gases de efeito estufa, e pode contribuir para redução de GEE ao substituir a produção de energia por fontes fósseis.
A proposta deste tipo de medida é construir usinas de geração de energia fotovoltaica de médio ou grande porte, conectadas à rede de distribuição urbana e periurbana, com o intuito de comercializar a energia gerada por assinatura solar. Muitos consumidores gostariam de poder utilizar esta fonte para atender suas necessidades, porém, em um ambiente urbano, onde uma parcela considerável da população vive em prédios residenciais, não há espaço para que cada morador tenha seu próprio painel solar. Este sistema também permite aos usuários, que não dispõem de recursos para aquisição de um sistema fotovoltaico, utilizarem energia limpa e renovável. A metodologia de serviço de energia por assinatura é mais um passo importante na estratégia de descentralização, descarbonização e digitalização. O consumidor interessado poderá ter sua participação na usina, adquirindo uma quota de acordo com o seu consumo. Assim, a alternativa de poder comprar energia solar por assinatura contribui para que mais consumidores virem adeptos da modalidade, ajudando a reduzir as emissões de GEE. Ademais, a solução aumenta a resiliência do fornecimento de energia frente às alterações climáticas, assim como economiza água de aproveitamento hidrelétrico para consumo humano.
O Problema
Atualmente, a demanda por geração de energia renovável, como placas fotovoltaicas em telhados de casas e comércios está crescendo ao redor do mundo. Uma das motivações desse grande interesse pelo consumo de energia renovável é a possibilidade de reduzir os gastos com contas de luz. No entanto, a instalação deste tipo de sistemas possui duas limitações principais. A primeira limitação é condicionada pelo preço da tecnologia, que ainda é relativamente caro para uma parcela significativa dos consumidores. A segunda limitação é o espaço limitado para a instalação de painéis solares em áreas urbanas densamente povoadas, em especial, pelos moradores de edifícios.
Compartilhe: