Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Mobilidade

Acesso à e na cidade

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O serviço de carsharing operado por veículos elétricos contribui diretamente tanto para reduzir o número de veículos em circulação, bem como com a diminuição dos índices de poluição atmosférica ao oferecer carros 100% elétricos.


Os carros elétricos compartilhados têm se tornando uma das soluções de mobilidade mais propagadas ao redor do mundo. Um sistema utiliza diversas tecnologias, além dos veículos elétricos, tais como estações de compartilhamento, site de internet, aplicativo de celular e softwares que garantem a prestação do serviço. Além disso, é uma solução vantajosa em função de menor emissão de poluentes e das facilidades de estacionamento. O sistema de carro elétrico compartilhado é uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana, baseado no princípio de que um mesmo carro pode ser utilizado ao longo do dia por diversas pessoas, por diversos períodos, através da disponibilização de veículos elétricos em estações alocadas em pontos estratégicos da cidade, oferecendo uma alternativa inovadora para o deslocamento, promovendo benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Car-sharing Eletrificação do transporte Carro elétrico público compartilhado Descarbonização do transporte

O Problema

No Brasil, o setor de transportes representa cerca de 10% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) totais do país, dividida quase que igualmente entre transportes de passageiros e de carga (SEEG, 2019). Dessa forma, além de ser uma importante fonte de emissões de GEE, o setor de transportes aparece como um potencial agente de desenvolvimento urbano sustentável, com diversas oportunidades de transformar as cidades em um ambiente mais saudável, com menor poluição, menor número de acidentes e maior acessibilidade a todos. Logo, a promoção de meios de transportes sustentáveis por si só agrega diversos benefícios para a população, permitindo uma maior acessibilidade a todos, além de acelerar a ruptura da dependência tecnológica existente atualmente com relação aos combustíveis fósseis. Nesse contexto, a disponibilização de veículos elétricos compartilhados pode se traduzir em ganhos de eficiência econômica e social em comparação ao sistema dominante atual, de veículos de propriedade individual e movido à combustíveis fósseis.