Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O resfriamento que é possibilitado pelo Aero-Seine, graças à evaporação da água, contribui para a diminuição do efeito estufa nas cidades densas, mas não possui tem conexão direta com a redução de emissões.
O Aero Seine é caracterizado como um sistema de renovação urbana, pois trata-se de um ponto de resfriamento para espaços públicos, instalado sobre o solo e que funciona como uma alternativa para a diminuição da temperatura nos grandes centros urbanos. Conectado à rede de água não potável (água mais barata e com menos carbono), o sistema ajuda a refrescar o ar em períodos excepcionalmente quentes usando um dispositivo de transbordamento que promove o contato entre a água e o ar, graças ao material poroso que é fixado no solo. O acionamento do sistema pode ser feito pelos agentes de limpeza municipais. Uma vez aberto o dispositivo, a água sobe em um pequeno tanque, passa por uma grade, se espalha em uma superfície porosa e evapora, proporcionando que o ar ambiente seja resfriado de 2 a 4 graus Celsius.
O Problema
Grandes cidades e com densa população, tem muitas superfícies impermeáveis e sem vegetação, o que resulta no efeito ilha de calor. A pesquisa "Entendendo as mudanças climáticas a partir de uma análise global entre cidades" publicada na revista científica PLOS ONE pelo The Crowther Lab da ETH Zurich (2019), nos apresenta uma visão de futuro bastante preocupante com relação ao clima. Foi feita uma análise com mais de 500 cidades de população acima de 1 milhão de habitantes em diferentes partes do mundo, projetando o impacto das mudanças climáticas e do aquecimento global na temperatura média dessas cidades. O resultado é que, num cenário mais otimista, 77% das cidades analisadas provavelmente terão uma alteração considerável em suas condições climáticas e como uma tendência geral todas as cidades inclinam-se a apresentar temperaturas mais próximas de cidades das zonas tropicais. O aumento da temperatura de uma cidade afeta não apenas o conforto e bem estar da população, mas também sua saúde e qualidade de vida.
Compartilhe: