Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A relação não é direta, mas podemos destacar que o sistema possibilita reduzir consideravelmente o consumo de água tratada e, consequentemente, uma redução em toda cadeia de abastecimento de água, como a utilização de menos insumos químicos e energia elétrica nas estações de tratamento de água, além de minimizar a pressão exercida sobre mananciais e represas.
A solução apresenta o sistema de acionamento de descarga dupla que permite pressionar, separadamente, o volume menor de 3 litros de água para dejetos líquidos ou o maior de 6 litros de água para dejetos sólidos.
O Problema
Estima-se que o Brasil possui 12% de todo recurso de água doce do mundo. No entanto, gerencia seus recursos hídricos de forma inadequada. No últimos anos, por questões climáticas, a falta de chuva tem afetado gravemente alguns estados brasileiros pela falta de água. De acordo com a organização Trata Brasil (2020), o vaso sanitário consome 78% da água de um domicílio, sendo que o acionamento da descarga pode consumir até 30 litros de água e, com a instalação de descargas de baixo consumo por duplo acionamento, a expectativa é de uma economia de 10 a 15 litros por descarga acionada. Buscando soluções para minimizar o consumo de água, o sistema de duplo acionamento de água permite um maior controle no consumo de água do vaso sanitário.
Compartilhe: