Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O aumento da cobertura florestal e melhoria do solo sequestram carbono. Além disso, os parques conectados oferecem alternativas para mobilidade limpa e ativa - pedalar e caminhar -, de forma segura e saudável, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa ocasionado pelo transporte sobre rodas, e reduzindo engarrafamentos.
Bacias hidrográficas conservadas possuem matas ciliares, meandros em áreas planas ou com pouca declividade, bem como áreas brejosas contíguas que recebem e acomodam águas em dias de chuvas intensas. A proteção destas áreas com valor ecológico, que pode conciliar a criação de parques multifuncionais de chuvas a corredores verdes ao longo dos rios, é essencial para reconciliar as funções urbanas com os processos naturais das bacias hidrográficas. Políticas, programas e projetos que recomponham as condições ecológicas nestas áreas, por meio de intervenções paisagísticas em escala relevante, são essenciais para a construção de cidades sustentáveis e resilientes. Estes tipos de cidades oferecem qualidade de vida e bem-estar, além de atrair investimentos de empresas com visão contemporânea. A recuperação das bacias. por meio da recriação de ambientes que mimetizam a natureza. é uma solução eficaz e economicamente atraente por oferecer múltiplos serviços ecossistêmicos. Dentre estes, promove o aumento da cobertura florestal e melhoria do solo que sequestram carbono, podendo também contemplar alternativas de mobilidade urbana ativa sustentável.
O Problema
A maioria das cidades brasileiras lida com o problema das enchentes e inundações por meio da canalização dos rios e córregos, alterando seus processos e fluxos e impactando as bacias hidrográficas. O escoamento rápido das águas transfere o problema para áreas mais baixas, o que é agravado pela pavimentação e construções que impedem a infiltração da precipitação no solo. Com isso, as cidades sofrem com enchentes, inundações e alagamentos constantemente. Tais impactos negativos podem causar grandes prejuízos financeiros para a esfera pública e para a população, além de problemas de saúde pública, como doenças com veiculação hídrica e contaminação da água. Além disso, ilhas de calor são cada vez mais intensas em áreas urbanas, por conta da impermeabilização do solo e da priorização de vias asfaltadas. Por fim, ressalta-se que a saúde humana está intrinsecamente ligada à saúde da cidade, que depende da qualidade das águas e da floresta urbana que oferece benefícios essenciais para dar condições de vida ao ambiente urbano.
Compartilhe: