Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Apesar da solução não possuir relação direta com a redução da emissão de gases de efeito estufa, o uso consciente e reuso de água permite a utilização de menor quantidade de insumos e produção de resíduos durante as atividades de abastecimento de água e saneamento.
O número de comunidades aderindo ao conceito de reuso de água tem crescido no mundo todo. Para tanto, o reuso da água depende de um fator importante que é a fonte original da água e em qual atividade ela foi utilizada, pois atualmente temos como principais fontes de poluição os esgotos domésticos e industriais, águas cinzas e águas provenientes de sistemas de drenagem. Assim, para melhorar o reaproveitamento, diversos sistemas vêm sendo aplicados para buscar mais formas e empregos tecnológicos visando ao reuso e/ou reciclagem no contexto dos resíduos hídricos. Entre os sistemas demonstrados nos estudos de caso, podem ser citados: i) recarga de água subterrânea por dispersão no solo, em que o processo de tratamento de esgoto é composto por uma estação de lodos ativados, com processo de nitrificação e desnitrificação, seguido por um tratamento terciário de filtração e desinfecção; ii) tratamento da água pelo processo de lodo ativado convencional, com remoção de fósforo e desinfecção utilizando hipoclorito de sólio; iii) tratamento por sistema de microfiltração e desinfecção. Em um processo inovador realizado em São Paulo, fruto de parceria da SABESP com o polo petroquímico do ABC, tem-se a oxidação da água com gás carbônico, resultando em amônia que é transformada em nitrato, que por sua vez, é removido por um reator anóxico. Numa próxima etapa, a água passa por um reator aeróbio para retirar o restante da matéria orgânica e em seguida é direcionada ao biorreator de membranas (MBR), que filtram a água, sendo que antes do armazenamento é adicionado o dióxido de cloro. O tanque de armazenamento é dividido em dois módulos, o primeiro módulo recebe e distribui água para as indústrias que não precisam da água desmineralizada. No segundo módulo acontece o processo de osmose reversa que extrai todas as impurezas existentes na água para as empresas que exigem a água desmineralizada ou clarificada. Nesse processo apenas parte da água é aproveitada, porém, a água que não é aproveitada, retorna ao primeiro módulo onde é distribuída. Em todos os processos, o principal benefício da utilização da água de reuso é a de preservar água potável exclusivamente para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade.
O Problema
A importância do reuso de água tem crescido nos últimos anos devido ao aumento da demanda por uso de água, associado ao crescimento populacional e escassez hídrica. Porém, as tecnologias utilizadas para reuso/reciclagem da água devem ser sustentáveis, ou seja, produzir baixa concentração de resíduos, baixo uso de insumos e serem economicamente viáveis.
Compartilhe: