Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Embora não seja um veículo que emita gases de efeito estufa, não constitui alternativa ao transporte individual motorizado. Trata-se de uma solução de mobilidade voltada para contextos geográficos específicos onde tradicionalmente não há cobertura de transporte.
O teleférico urbano é um meio de transporte aéreo para carregar pessoas ou materiais, utilizando um cabo para a sustentação e a tracção. Seu objetivo é facilitar a conexão entre superfícies acidentadas, especialmente colinas, montanhas etc. Com a implantação do teleférico urbano, é possível promover maior integração do tecido urbano de áreas acidentadas, facilitando o transporte de passageiros, o desenvolvimento econômico local e ampliando democraticamente o acesso à cidade a pessoas com deficiência, idosos, obesos, entre outros. No Brasil e em outros países da América Latina, a implantação do teleférico urbano contribui para integrar as áreas de ocupação espontânea à cidade, atenuando disparidades socioespaciais, sobretudo quando o teleférico é integrado a outros modos de transporte. Em termos ambientais, contribui com a mitigação de gases poluentes por lançar mão do transporte coletivo em detrimento ao individual. Nas áreas acidentadas, por se tratar de áreas com vias estreitas e muitas vezes não pavimentadas, o uso de ônibus para transporte público é dificultado e o uso de motocicletas para auxiliar no transporte de pessoas é usualmente utilizado. Os chamados moto-taxis transportam pessoas individualmente para subir nos diferentes pontos desejados, e não sendo regularizados expõe muitas vezes os passageiros a situações inadequadas. Os teleféricos seriam uma alternativa coletiva para estes espaços, além de terem capacidade para mais pessoas, os teleféricos são usualmente abastecidos com energia elétrica, não dependendo do uso de combustíveis fósseis para locomoção. Sendo assim, são uma opção viável e benéfica do ponto de vista social e ambiental.
O Problema
Com a implantação do teleférico urbano, é possível promover maior integração do tecido urbano de áreas acidentadas, facilitando o transporte de passageiros, o desenvolvimento econômico local e ampliando democraticamente o acesso à cidade a pessoas com deficiência, idosos, obesos, entre outros. No Brasil e em outros países da América Latina, a implantação do teleférico urbano também contribui para integrar àreas de ocupação espontânea (comumente localizadas no topo e/ou na subida de montanhas) à cidade, atenuando disparidades socioespaciais, sobretudo quando o teleférico é integrado a outros modos de transporte.
Compartilhe: