Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O uso de materiais alternativos no contexto da construção civil reduz a necessidade de matérias-primas convencionais cujos processos de produção emitem gases de efeito estufa.
O tijolo ou bloco de plástico reciclado é produzido a partir de plásticos descartados. Sua produção pode ser feita com base no processo de extrusão do plástico, no qual este é derretido e preenchido em um molde final ou através de impressão 3D, criando um tijolo que pesa cerca de três quilos, similar a um de argila com as mesmas dimensões. O tijolo de plástico reciclado isola o calor, auxiliando a eficiência energética de construções modernas, e é termoacústico. Sua forma é feita para encaixar-se um ao outro, sistema que agiliza o processo de construção, seja residencial, industrial ou escolar. O material é mais leve que os materiais tradicionais usados para construção e apresenta facilidade de transporte. Além disso, apresenta benefícios ambientais ao minimizar a quantidade de resíduos dispostos e impacto social quando a compra da matéria prima é feita diretamente com os recicladores.
O Problema
O problema de moradia não se resume apenas em espaço, mas também ao tipo de material, a mão-de-obra e os custos. Ao mesmo tempo em que temos uma grande parte da população mundial vivendo em condições precárias, têm-se o aumento do consumo, o que gera toneladas de resíduos diariamente. Buscar soluções para estes dois desafios é essencial para ampliar o acesso global à moradia. Mais do que isso, insere o setor da construção civil em um contexto de economia circular, assim lidando com a problemática das emissões de processo e geração de resíduos inerentes ao processo produtivo do setor.
Compartilhe: