Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Ainda que a solução promova maior eficiência no tratamento de reuso de águas, à montante a aplicação de nanobolhas consome energia, assim sobrepujando o impacto em termos de mitigação de emissões.
Centros urbanos tem crescentemente se deparado com a problemática de melhorar a qualidade e o odor da água. Adotada também com os objetivos de despoluir rios urbanos, de remediação de águas subterrâneas contaminadas e de otimização de processo de flotação para tratamento de efluentes, tem-se crescentemente avaliado a solução de tratamento da água com nanobolhas. A solução utiliza apenas água e oxigênio presente no ar, produzindo um fluido rico em nanobolhas, que promovem a alteração do estado físico do líquido fonte. A alteração dos padrões físico-químicos gera um aumento na saturação de oxigênio no meio, o qual permite a oxigenação e a esterilização da água. Assim, eleva consideravelmente o nível de oxigênio dissolvido na água, parâmetro que é muito utilizado para avaliação da sua qualidade. Ademais, as bactérias anaeróbias não resistem à presença e contato com o oxigênio dissolvido na água. A técnica de nanobolhas é comumente adotada em conjunto a soluções convencionais de coagulação e a floculação. Nesse caso, o uso de nanobolhas aumenta a eficiência de clarificação da água em 40%. Em termos ambientais, a adoção da solução permite uma maior eficiência no tratamento e reuso de águas; elimina fungos, bactérias e vírus (90~99,9%); elimina e previne o crescimento de algas; estabiliza pH; elimina metais pesados. Ademais, a solução apresenta um baixo custo para implantação, permitindo sua adoção em grandes sistemas (redes de tratamento de água e esgoto de uma cidade) ou redes menores (industriais e agrícolas); além de baixo custo de manutenção.
O Problema
Atingir as metas do Plano Nacional de Saneamento Básico, dentre as quais garantir o atendimento de 99% da população com água potável até 2033, corresponde ao desafio de abastecer quase 35 milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a este bem público. Mais do que isso, tem sido crescente o desafio econômico e social de garantir acesso pela população à água potável, sobretudo, em face aos efeitos da mudança do clima, em termos de maior ocorrência de eventos de secas e estiagens, sobre os recursos hídricos. Algumas tecnologias de tratamento de água permitem ampliar o acesso à água de qualidade. A solução de nanobolhas traz melhorias significativas nas propriedades de filtração, solubilidade, detergência, lubrificação, podendo favorecer também os processos de despoluição de águas, uma vez que a capacidade de desinfecção se eleva, em decorrência das altas concentrações de oxigênio dissolvido.
Compartilhe: