Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O óleo de cozinha quando despejado de maneira equivocada no meio ambiente também libera metano ao entrar em decomposição. Além disto, esta solução diminui a demanda pelo uso do petróleo. A extração do petróleo para abastecimento da indústria, impacta os oceanos, o local responsável pela vida dos fitoplânctons, que absorvem uma quantidade significativa de CO². Desta maneira, há um impacto direto e positivo na vida desta microalgas.
A solução proposta abrange o tratamento de óleo residual de cozinha para produção de biodiesel, que é um biocombustível alternativo ao óleo diesel. O biodiesel pode ser obtido a partir de diferentes gorduras vegetais e animais, como óleos vegetais, gordura animal e óleos usados para cocção de alimentos. Mesmo depois de utilizada e ter tido a sua composição modificada, a fritura continua a concentrar componentes com potencial de reuso. Com o devido tratamento do óleo de cozinha, é possível recuperar fritura e direciona-la para a produção de biodiesel, enquanto alternativa com menor intensidade de carbono ao óleo diesel. Ademais, a logística associada à coleta do óleo de fritura, por exemplo de redes de restaurantes, gera empregos e renda, sobretudo em grandes cidades, que tem escala de oferta de óleo para viabilizar a produção de biodiesel.
O Problema
As famílias brasileiras utilizam em demasia o óleo na preparação de seus alimentos, o seu residual pode ser um passivo ambiental se não tratado da forma correta. É comum que as pessoas façam o descarte nas pias da cozinha direto nos encanamentos, e isto é altamente prejudicial. Há dados que apontam que 1 litro de óleo despejado desta maneira tem o potencial de contaminar cerca de um milhão de de litros de água. E nos rios a sua presença cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e oxigenação da água, comprometendo o equilíbrio deste ecossistema. De forma que é necessário o adequado tratamento do óleo de cozinha, podendo favorecer o seu aproveitamento para outros usos. Por outro lado, o petróleo é a principal fonte atual de energia, é um recurso fóssil finito altamente utilizado para abastecer a indústria de combustível, na fabricação de sintéticos como plástico, borrachas, dentre outros. É fundamental que a sociedade utilize de fontes alternativas a ele, pois o seu o processo de extração é altamente prejudicial ao meio ambiente, interferindo em diferentes ecossistemas.
Compartilhe: