Artigo Estudos de Caso

CityTree no distrito de Westminster, na cidade de Londres

Metodologia

Ambiente Construído

Filtro biotecnológico para melhoria da qualidade do ar nas cidades

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

Londres()

No dia 16 de março de 2018, foi inaugurada em Londres, na Glasshouse Street, perto de Piccadilly Circus, a instalação de uma CityTree patrocinada pelo The Crown Estate, com o apoio da prefeitura de Westminster. A CityTree é uma tecnologia inovadora projetada para combater especificamente a poluição do ar e o calor nas cidades. A área em que foi instalada a CityTree é poluída e preocupava o governo local que buscou na instalação dessa nova tecnologia a solução para melhorar a qualidade do ar da região. O desempenho da tecnologia consiste na remoção de partículas nocivas, dióxido de nitrogênio e gases de ozônio do ar, combatendo os níveis não saudáveis de qualidade do ar da cidade e ocupa apenas 1% do espaço que seria necessário para obter os mesmos resultados usando 275 árvores reais (The Crown State, 2018).

Custo para Implementação

De cem a quinhentos mil reais

O valor unitário da CityTree é de € 22.000 (£ 17.600), porém os compradores tem possibilidade de recuperar esse investimentos por meio de publicidade, pois as unidades incluem tecnologia NFC e iBeacon.

Desafios

  • O CityTree é feito de musgo, que é capaz de reter até 80% da poeira fina, ao mesmo tempo em que produz oxigênio.

Motivação

O prefeito de Londres Sadiq Khan focou na qualidade do ar de Londres como uma prevalência para sua gestão. Antes da instalação da CityTree, os fundadores da startup Green City Solutions, fizeram uma pesquisa que revelou morrerem, prematuramente, 9.000 londrinos por ano em razão de doenças respiratórias, cardiovasculares e outras causas associadas a poluição e sugeria que o governo teria que tomar outras medidas para resolver o problema, o que chamou a atenção do membros da The Crown Estate. James Cooksey, diretor no The Crown Estate declarou: "Vamos tomar uma ampla gama de medidas para combater a poluição no centro de Londres. As 10 promessas estabelecidas em nossa Agenda de Qualidade do Ar descrevem políticas para fazer uma diferença real - seja reduzindo o número de viagens poluentes, introduzindo novas tecnologias mais limpas ou encorajando hábitos melhores - queremos que Westminster seja um exemplo para cidades em todo o mundo." (The Crown State, 2018).

Contexto

Westminster é um distrito do centro de Londres, uma região com grande concentração de atrações turísticas. Porém, apesar do grande número de parques e espaços abertos, a densidade da população é alta, o que implica na baixa qualidade do ar da região, provocada também pelo grande número de empresas globais lá estabelecidas. Um estudo realizado em 2017 pelo Trust for London e The New Policy Institute concluiu que Westminster tem a terceira maior desigualdade salarial entre os 32 distritos de Londres, por outro lado tem o segundo aluguel privado mais acessível e um desempenho positivo na educação, com 82% dos adultos e 69% das pessoas com até 19 anos, com qualificação de nível médio (2º. grau) (London Poverty Profile, Trust for London, 2018).