Artigo Estudos de Caso

Parque de dados de Estocolmo

Metodologia

Energia

Reaproveitamento do calor de Data Centers

Suécia

Condado de Estocolmo()

Metodologia

Em primeiro lugar, é importante engajar-se em uma abordagem de projeto holístico e garantir que todas as partes estejam envolvidas, e que o usuário final/proprietário ou o operador do data center e as empresas de aquecimento distrital compreendam as aplicações, operação e objetivos e, claro, o projetista para garantir o projeto adequado do sistema. Os blocos de construção básicos para fornecer a solução de bomba de calor completa e correta em três áreas principais são: 1. Gerenciamento de planta e otimização de energia Gerenciamento de todas as unidades de resfriamento/aquecimento, bombas, válvulas, etc., para proporcionar resfriamento e recuperação de calor confiáveis e eficientes. Este é o cérebro do sistema (ver Imagem I). 2. Novo(s) sistema(s) e design de arquitetura Escolher a arquitetura do sistema e o layout de projeto corretos, em paralelo ou em série, com base nos fluxos, temperaturas, cargas e variações de carga para otimizar o desempenho e a eficiência em todas as cargas (ver Imagem II). 3. Desenvolvimento de novas soluções de bombas de calor As bombas de calor dimensionadas para as cargas calculadas e otimizadas como parte do sistema (ver Imagem III). O projeto Parque de Dados de Estocolmo se concentrou em quatro grandes parques de dados. Eles estão ligados à rede de energia limpa e são equipados para que as empresas integrantes se conectem no sistema de reciclagem de calor.

Implementação

Atores

Stockholm Exergi

Institucional/Privada

Cidade de Estocolmo

Governamental (de cima para baixo)

Invista Estocolmo

Institucional/Privada

Ellevio

Institucional/Privada

Stokab

Institucional/Privada

Governança

O Stockholm Data Parks é uma iniciativa da cidade de Estocolmo, do provedor de sistemas de aquecimento e refrigeração urbano Stockholm Exergi, da operadora de redes elétricas Ellevio e da fornecedora de fibra escura Stokab. O governo sueco, em reconhecimento do beneficio da iniciativa, reduziu o imposto sobre eletricidade nos centros de dados.

Público-alvo

É uma medida que beneficia a população do país inteiro, de maneira geral. A Suécia é um país preocupado com o meio ambiente, tanto que tem o objetivo de se livrar da utilização de combustíveis fósseis. A utilização do calor residual é uma iniciativa que beneficia a todos, porque se aproveita do resíduo de um processo como insumo de outro, economizando energia e reduzindo as emissões de GEEs.

Elementos de Replicabilidade

Esta é uma iniciativa que pode ser aplicada em diversos outros contextos, bastando que seja realizado um estudo de viabilidade técnica e econômica. Em países mais quentes, onde o serviço de aquecimento de casas não é necessário, o calor residual de data centers pode ser utilizado como insumo para outros processos, como processos industrais, por exemplo. Porém, é necessário que haja uma estrutura que permita a passagem das tubulações entre os data centers e os locais onde o calor será utilizado. Também é possível verificar se existem outras fontes de calor residual, não somente os data centers, expandindo ainda mais as possibilidades da iniciativa.