Artigo Estudos de Caso

Abrigos para refugiados venezuelanos em Boa Vista – “Rondon I”

Metodologia

Ambiente Construído

Modelos de desenhos técnicos de projetos arquitetônicos para habitação de interesse social

Brasil

Roraima(RR)

Fatores de Sucesso

Sociais

O abrigo recebe os refugiados e atende às suas necessidades básicas de alimentação, higiene, saúde, privacidade, segurança e familiaridade, proporcionando-lhes moradia e atendimento médico, além de orientar quanto à regularização de documentos para a permanência no Brasil.

Ambientais

O material usado para a montagem do abrigo pode ser reutilizado para outras montagens ou outros usos. O produto não contém nenhuma substância REACH (regulamentação da União Europeia referente ao registro, avaliação, autorização e restrição de produtos químicos), SVHC (substâncias que suscitam elevada preocupação) e é compatível com RoHS (Stand for Restriction of Hazardous Substances). Todos os materiais utilizados na unidade devem ser descartados de acordo com a legislação local e conforme estipulado pela autoridade responsável.

Econômicos

O abrigo é atendido por energia solar, gerando assim economia com os custos de energia. O design clássico de embalagem plana mantém o transporte acessível e, uma vez entregue, a unidade habitacional pode ser montada de forma rápida e fácil, desonerando o produto.

Fatores de Fracasso

Não há qualquer fator de fracasso a ser registrado até o momento.

Fatores de Risco

O fator relevante a ser considerado é a segurança dos moradores, para que não incorra em conflitos e transforme o abrigo em um ambiente de risco.