Estudos
Aplicativo Cataki
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Aplicativos de coleta e destinação adequada de resíduos recicláveis
()
Metodologia
O movimento Pimp My Carroça, responsável pela concepção da ideia do aplicativo, possui uma experiência de oito anos em trabalhos com os catadores autônomos. Esta bagagem possibilitou que a iniciativa conseguisse identificar as fragilidades e as oportunidades de melhorias na atuação do catador. Esta ideia já configurava uma demanda do próprio MNCR, que também visualizava uma oportunidade a ser desenvolvida neste sentido. O desenvolvimento de um software como o Cataki começou a ser desenvolvida em 2014. O aplicativo foi lançado apenas em 2016. Os dois anos anteriores foram dedicados para o desenvolvimento do protótipo do software com captações de recursos junto a organizações internacionais e empresas, atividade necessária para viabilizar o projeto. O Pimp My Carroça já possuia uma rede de voluntários que trabalha em conjunto em todo o Brasil. Esta rede foi utilizada para auxiliar no processo de identificação destes trabalhadores e registro dos mesmos no software, sendo necessária até hoje para aumentar o número de catadores registrados. O usuário interessado em reciclar se cadastra no aplicativo e tem acesso a todos os catadores ao seu redor, mostrando os tipos de resíduos que o mesmo coleta, e seu contato para agendamento de coleta. O usuário entra em contato com o catador de sua preferência e agenda um dia e horário para a coleta, assim como a forma de pagamento. Já o catador, cadastra seu perfil no aplicativo, indicando quem é, seu contato e quais materiais ele ou ela coleta. Por geolocalização, ao habilitar o app, ele deixa disponível sua localização para o usuário que quer reciclar.
Implementação
Atores
Pimp My Carroça
Institucional/Privada
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
OAK Foundation
Institucional/Privada
Nestlé
Institucional/Privada
Coca-Cola
Institucional/Privada
PDR
Institucional/Privada
Governança
O histórico de trabalho do Pimp My Carroça com o público foi fundamental para o sucesso da implementação da ação, pois havia o entendimento das necessidades reais destes trabalhadores. A organização na época do desenvolvimento também trabalhou de maneira próxima ao MNCR, movimento social político que representa os catadores de materiais recicláveis em território nacional e possui a dimensão das lideranças de catadores por região brasileira. Desta maneira, pode-se desenhar uma solução em que o próprio catador participou do desenho dela, trazendo uma visão real de como funcionaria na prática. Ademais, a OAK Foundation foi responsável pelo investimento inicial que viabilizou o desenho e implementação do protótipo. Nestlé, Coca-Cola e PDR são outras empresas que financiam atualmente a iniciativa. Além do investimento privado, é fundamental a ação da rede de voluntários do Pimp My Carroça, que até hoje ajuda no cadastramento dos catadores.
Público-alvo
Os catadores de materiais recicláveis são beneficiados diretamente, pois há um reconhecimento de seu trabalho e aumento na demanda. Beneficia-se o setor público que é responsável em executar os serviços de coleta seletiva, mas que ainda não consegue ter caráter universal. Além disto, beneficia-se a sociedade como um todo, com uma solução que contribui com a destinação adequada de seus resíduos, e as empresas responsáveis pelo uso das embalagens em seus produtos que, por lei, são responsáveis em garantir um retorno adequado após o uso do consumidor.
Compartilhe: