Artigo Estudos de Caso

Aquatória em Carapicuíba, São Paulo

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Aquatória

Brasil

São Paulo(SP)

O projeto Aquatória foi desenvolvido na cidade de Carapicuíba, no estado de São Paulo, pelo ambientalista Nik Sabey, da iniciativa Novas Árvores Por Aí, que tem como objetivo criar espaços verdes e permeáveis nas cidades. A primeira Aquatória foi instalada após Sabey encontrar uma nascente, que tinha a água limpa sendo descartada. A ideia surgiu como uma maneira de aproveitar a água da nascente no espaço urbano, com a inserção de plantas que não necessitem serem irrigadas e viabilizar o fluxo da água entre a superfície e o lençol freático. O projeto contou com o apoio da prefeitura de Carapicuíba, foi viabilizado pelo projeto Verdejando, da Rede Globo, que incentiva o retorno do verde nas cidades, e contou com a participação do Projeto Ressavanar, Anjos da Mata Atlântica e Selvagem Urbano. A água da nascente foi canalizada para o centro da rua, uma rua larga e sem saída, onde criaram um lago; a água excedente é direcionada ao bueiro. Após a finalização da obra, o lago estava pronto para receber as plantas; foram utilizadas plantas aquáticas e até pequenos peixes. O resultado surpreendeu a todos: após a sua implantação, foi possível observar que o local se tornou um pequeno oásis urbano, rodeado por flores e com visita de pássaros, borboletas e libélulas.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Os valores não foram informados.

Desafios

  • A nascente preservada contribui para a manutenção do ciclo natural da água.

  • Proteger nascentes é buscar garantir a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

Motivação

O principal objetivo da iniciativa foi utilizar a água em um projeto de paisagismo para o local, desta forma, preservando a nascente, proporcionando um espaço verde atrativo para as pessoas que vivem no entorno, além de chamar a atenção da população para a necessidade da preservação do meio ambiente.

Contexto

A cidade faz parte da região metropolitana da cidade de São Paulo. A população é de aproximadamente 400 mil habitantes (IBGE, 2019) e a economia da cidade é baseada no setor de serviços. A cidade conta com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) considerado alto - 0,79 (Censo de 2010). A cidade está localizada entre dois biomas brasileiros, o Cerrado e a Mata Atlântica.