Artigo Estudos de Caso

Avaliação da Qualidade da Água utilizando ferramentas de sensoriamento remoto no Lago de Nasser - Egito e Sudão

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Automação aplicada à sistemas de abastecimento de água

Egito

Aswan Governorate (Governadoria de Aswan)()

O lago de Nasser é considerado um manancial estratégico de água doce para o Egito, portanto, faz-se necessária a avaliação constante da qualidade de sua água, de tal forma que permita gestores e demais atores influentes a regularem e estabelecerem estratégias de gestão desse manancial tão importante. Devido ao custo envolvido na coleta da amostra de água durante diferentes sazonalidades e à dificuldade em coletar amostras repetitivas para aferição de dados de qualidade da água, foram utilizadas técnicas tanto de coleta de amostra e utilização de ferramentas de sensoriamento remoto para avaliação da qualidade da água do lago, permitindo sua gestão integrada e fornecendo respostas mais rápidas.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Recursos da High Aswan Dam Authority.

Desafios

  • Manancial de grande extensão, necessitando monitoramento constante para garantia da segurança da água.

  • Reservatório superficial, lêntico, com diferentes usos e sujeito à legislação de dois países distintos. O não monitoramento da qualidade da água, regulação e outorga poderiam causar um desequilíbrio no ciclo natural do reservatório.

Contexto

A High Aswan Dam, localizada no lago de Nasser, Egito, possui um grande impacto no desenvolvimento econômico no país. Este manancial superficial armazena água durante o período chuvoso, e durante o período de estiagem é o que garante água para irrigação, produção de energia elétrica e abastecimento de água. Este reservatório ainda possui parte de sua localização no Egito (Lago Nasser) e parte no Sudão (Lago Núbia), reforçando sua importância, por se tratar de um manancial transfronteiriço. Devido a sua importância, seus múltiplos usos e seu caráter transfronteiriço, o lago necessita de um monitoramento constante quanto à poluição e à degradação da qualidade da água. Para solucionar o problema de tamanho do reservatório, de custo operacional para monitoramento do lago, além de problemas diplomáticos, optou-se pela utilização de sensoriamento remoto como ferramenta de acompanhamento da mudança da qualidade da água no reservatório superficial.