Artigo Estudos de Caso

Bairro Hammarby Sjöstad - Estocolmo, Suécia

Metodologia

Ambiente Construído

Metodologia de planejamento baseado no metabolismo circular

Suécia

Condado de Estocolmo()

Resultados e Impactos

Apesar do projeto ainda não estar completo, é considerado já "um dos melhores exemplos de implementação do urbanismo sustentável no mundo" (Beatley, 2000), tendo alcançado muitos de seus objetivos, principalmente os relacionados às inovações de infraestrutura. Alguns exemplos são: -a energia consumida pelo bairro é inteiramente produzida por biodigestores, que transformam a água do esgoto local em biogás; -para evitar sobrecarregar o sistema de esgoto, as águas pluviais são tratadas no local, visando sua reutilização; -as edificações construídas possuem alta eficiência energética, diminuindo o consumo de energia. -Além da eficiência da infraestrutura, as áreas verdes e a urbanização aprimorada tornaram o bairro um local agradável esteticamente, sendo altamente visado para moradia.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Os fatores de fracasso se relacionam ao processo de planejamento, devido aos conflitos de interesse entre os atores envolvidos e a população local. Algumas decisões de projeto nas edificações residenciais priorizavam a eficiência ambiental ao conforto dos moradores, levando à insatisfação dos usuários; devido a mudanças governamentais políticas, o tamanho dos estacionamentos e o número de vagas por habitante teve de ser aumentado no meio do projeto, afetando negativamente o meio ambiente e ecossistema. Todos os conflitos que ocorreram durante o processo levaram ao atraso da implementação completa do programa.

Fatores de Risco

Devido à forte presença do poder governamental no desenvolvimento e aplicação do projeto, ele se torna altamente suscetível às mudanças políticas e estatais, podendo levar a alterações inesperadas no programa. Além disso, o envolvimento de diversos atores pode levar não apenas a conflitos de interesse, mas à inconsistência de resultados, que são analisados por diferentes vieses de áreas variadas.

Lições aprendidas

A experiência de Hammarby Sjöstad levou a algumas lições relacionadas ao planejamento urbano: 1. O desenvolvimento urbano sustentável requer, de fato, uma abordagem integrada entre todas as áreas envolvidas; 2. É adequado priorizar o adensamento de áreas urbanas pré-existentes (ao contrário de criar novas áreas); 3. Todos os atores (públicos e privados) devem assumir responsabilidade e dedicação ativa sobre o processo; 4. É necessário esforço para desconstrução de crenças sobre a ineficiência do desenvolvimento urbano sustentável para tornar possível atrair investidores e participantes no processo.