Artigo Estudos de Caso

Biossistema Integrado em Alto Caxixe, Espírito Santo

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Micro-estações de tratamento biológico e aproveitamento energético do esgoto

Brasil

Espírito Santo(ES)

Metodologia

O agente financiador Quimetal contatou a Secretaria de Estado de Agricultura do Espirito Santo, firmaram um convênio com o município de Vendas Novas do Imigrante e a OIA, especialista no tratamento ecológico de águas que desenvolveu o projeto. A construção e operação ficaram por conta do município e da Secretaria Estadual. O biossistema utilizou a tecnologia desenvolvida em conjunto pelo ‘O Instituto Ambiental’ (OIA), o Hamburger Umweltinstitut (Alemanha), e o Chengdu Energy Environment International Corporation (China). O biossistema funciona passando pelos seguintes processos e seus dimensionamentos: - caixas de passagem domiciliar - gradeamento por caixa - tubulação: especial para esgoto - caixa separadora de lodo: em V (10m3) - caixa de entrada do biodigestor: (0.5m³) - biodigestor: (2 x 40 m3) - caixa de compensação: (2 m³) - biofiltro: (60 m3) - zona de raízes (300 m3) - caixa de lodo: (10m3) - tanque de algas: (80 m3) - tanque de peixes: (1500 m3) - tanque de macrófitas (200 m3 A coleta de biogás é feit por um tubo de PVC de ½ “ de alta pressão. Os fogões residenciais instalados foram de um modelo chinês próprio para usar o biogás. O biogás foi usado na creche local James Yung. Com a produção de 500 m³ de biogás a comunidade deixou de queimar 1 tonelada de madeira por dia, que produzia três mil refeições por dia para alimentar os trabalhadores da lavoura. O sistema conta ainda com uma composteira que recicla a matéria orgânica gerada pelo excedente de vegetação que consome os nutrientes do biossistema, que voltam como adubo para a lavoura local.

Implementação

Atores

Quimetal

Institucional/Privada

O Instituto Ambiental

Outro

Governo do Estado do Espírito Santo

Governamental (de cima para baixo)

Governo do Município de Venda Nova

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Inicialmente foi: Quimetal – empresa financiadora do projeto, Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual do Espírito Santo, Governo do Município de Venda Nova, O Instituto Ambiental (OIA).

Público-alvo

Diretamente 500 moradores na época da implantação.

Elementos de Replicabilidade

Vontade política.

Fonte de recursos financeiros

Conhecimento técnico-científico para a implantação do biossistema integrado, considerando o contexto específico, que deve contar com levantamentos sobre suporte geo-biofísico, número de moradores, necessidades locais, dentre outros requisitos.

Conscientização e engajamento dos moradores.