Artigo Estudos de Caso

BipiGO: locação mensal de scooters

Metodologia

Mobilidade

Micromobilidade urbana por motos ou scooters elétricas

Espanha

Community of Madrid()

Fatores de Sucesso

Sociais

O Bipigo chega ao mercado como uma solução de mobilidade endereçada aos jovens de 25 a 35 anos, geração Y e Z, que prezam pela liberdade de ir e vir, mas com baixo custo e sem o compromisso de aquisição. Este é o perfil da nova geração que, entre outras características, compram mais de forma virtual e demonstram maiores preocupações no sentido ambiental (Viana, 2020). No Brasil, 55% dos jovens brasileiros dizem não se interessarem pelo veículo próprio (Hypeness, 2020).

Ambientais

A scooter utilizada no serviço BipiGO utiliza motor elétrico movido à bateria e se caracteriza como veículo de emissão zero; desta forma, gera impacto reduzido ao meio ambiente, além de reduzir a poluição sonora.

Econômicos

O serviço é apresentado como uma solução de baixo custo para os usuários que podem locar as scooters elétricas por 99 euros mensais, sem qualquer taxa extra, despesas com manutenção, seguro ou impostos.

Fatores de Fracasso

A empresa Bipigo é uma startup que foi lançada em 2017 e até o momento tem apresentado grande crescimento. No mês de junho de 2020, apresentou 200% de aumento nas vendas e, segundo a empresa, isso se deve ao momento de pandemia (Noguerol, 2020). Desta forma, ainda não há indicativos de fracasso.

Fatores de Risco

Assim como outros produtos, as scooters apresentam obsolescência e o uso massivo como produto de serviço pode gerar um número grande de scooters descartadas. Ademais, há necessidade de legislação específica para garantir a convivência adequada com os demais modais.