Artigo Estudos de Caso

Casa Ecokit na Austrália

Metodologia

Ambiente Construído

Casas Modulares

Austrália

New South Wales()

Foram construídos dois chalés com componentes modulares pré-fabricados, não havendo necessidade de medição e corte no local de construção, o que agiliza a construção e podem ser montados pelo próprio comprador. Os chalés contém painéis com isolamento térmico, os componentes são feitos com materiais sustentáveis, colaborando com o meio ambiente, além de produzir a própria energia com painéis solares. A estrutura principal é adaptável, podendo ser aumentada a critério e desejo do proprietário, adicionando outros componentes. Os chalés foram construídos voltados para atender o proprietário e os usuários com eficiência energética, conforto, a preço acessível e de construção rápida.

Custo para Implementação

De cem a quinhentos mil reais

O valor pode variar, dependendo do tamanho da casa que o interessado optar por comprar.

Desafios

  • Moradia acessível e de fácil montagem. A casa é construída com rapidez, oferece conforto e se adapta a necessidade do morador.

  • Os componentes modulares já chegam ao local da construção medidos e cortados apropriadamente, resultando em zero de entulhos. Os materiais utilizados nos acabamentos apresentam muito pouco ou zero emissão de COV (compostos orgânicos voláteis), não agredindo a camada de ozônio.

Motivação

As designers que projetaram o sistema de construção Ecokit tinham como objetivo juntar várias perspectivas, encontrar maneiras mais eficientes de fazer mais com menos, reciclar e reutilizar materiais de forma com que o impacto das construções, para o meio ambiente, fosse o menor possível; oportunizar às pessoas a possiblidade de ter uma casa sustentável e assim cada cidadão poder reduzir os impactos ambientais desde o design conceitual do projeto; resolveram, então, desafiar a forma como as casas estão sendo construídas, projetando o sistema de construção Ecokit.

Contexto

As primeiras construções foram foi feitas em julho de 2018 na cidade Jindabyne, no sudoeste da Austrália, uma região eminentemente turística, principalmente no inverno, maior fonte de economia da região somado a serviços. A cidade tem em torno de 3.000 habitantes e duas escolas que atendem até o 2º. grau escolar. É uma área com muitas fazendas rurais que oferecem hospedagem e lazer rural.