Artigo Estudos de Caso

CicloShadow - Sombreiros para Bicicletas e Cadeira de Rodas

Metodologia

Mobilidade

Equipamentos para acessibilidade e inclusão social: Sombreiro portátil

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Sombreiros tecnológicos e universais para ciclistas e cadeirantes. O produto pode ser facilmente adaptado a qualquer cadeira de rodas ou bicicleta, adulto ou infantil, e permite que os usuários fiquem protegidos da exposição solar e da chuva. O Ciclo Shadow é um acessório de proteção que amplia a mobilidade e inclusão social dos cadeirantes, uma vez que permite que os mesmos utilizem a cadeira de rodas para locomoção em qualquer condição climática. Também amplia a mobilidade dos ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário, para ir ao trabalho e a escola. O produto é superleve e feito com plástico e alumínio recicláveis e reciclado. Possui diversos modelos, desde o mais simples até o com tecnologia embarcada, conectividade e sistema de iluminação. O modelo mais tecnológico dispõe de um sistema eletrônico de segurança, mapeamento de rotas, indicativo de obstáculos e um sistema de emergência conectado ao 192 que pode ser acionado com voz.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Modelos / Estimativa de Custo: - Bicicleta Adulto (06 modelos) de R$ 300,00 a R$ 3.000,00 - Bicicleta Infantil (03 modelos) de R$ 150,00 a R$ 900,00 - Cadeira de Rodas (03 modelos) de R$ 250,00 a R$ 1.800,00

Desafios

  • Amplia o acesso de cadeirantes nos mais diversos locais.

  • Possui sistemas integrados que garantem a segurança de cadeirantes e ciclistas. Tanto o sistema de acesso ao telefone de emergência quanto o indicativo de buracos e barreiras na rota. Também possui alarme sonoro.

  • O Ciclo Shadow é equipado com painel solar que garante a energia e carregamento dos sistemas.

Motivação

O Ciclo Shadow foi desenvolvido com foco na qualidade de vida e bem-estar dos cadeirantes e ciclistas, especialmente aqueles que usam estes veículos como meio de transporte no dia a dia. Tem como propósito proteger ciclistas e cadeirantes contra a forte exposição solar e a chuva, o que permite que os mesmos tenham maior mobilidade, independente de condições climáticas adversas.

Contexto

Há um número grande de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil (6,7% da população segundo IBGE). Destas tem-se em torno de 2 milhões de cadeirantes. É um número grande de pessoas que têm dificuldade de se movimentar para as atividades triviais como ir ao banco, ao mercado, tirar dinheiro, trabalhar, passear. Infelizmente as cidades não estão preparadas para atender pessoas com necessidades especiais de locomoção. Não há guias de acesso e rampas. As calçadas são irregulares e a insegurança de transitar nestas situações é imensa. Soma-se a isto um país de clima diverso (equatorial, tropical, subtropical e semiárido) com temperaturas que variam de 18 a 40˚C no dia a dia e regiões mais áridas e outras mais chuvosas. O clima também pode ser um vilão para aquelas pessoas que dependem da cadeira de rodas ou bicicleta para se locomover. O projeto foi desenvolvido com o propósito de atender a população de cadeirantes e proporcionar qualidade de vida e conforto, especialmente para o uso diário. Também está direcionado para os usuários de bicicleta que fazem deste o seu meio de transporte. Mais do que lazer, a intensão é estimular a micromobilidade como alternativa sustentável para a mobilidade urbana. Para o Institute for Transportation and Development Policy (ITDC) as bicicletas são os principais atores do futuro da mobilidade. O estudo A Global High Shift Cycling Scenario de 2014 mostra que promover o uso de bicicletas é uma das melhores maneiras de reduzir a emissão de carbono, podendo reduzir o CO2 em 11% e economizar US$24 trilhões com custos de transportes até 2050.