Artigo Estudos de Caso

Cingapura – Cidade na Natureza

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Cidade Biofílica

Cingapura

Cingapura()

Cingapura é atualmente conhecida como a ‘Cidade na Natureza’ apesar das altas taxas de crescimento econômico e populacional. É uma cidade biofílica exemplar, que concilia o desenvolvimento econômico com introdução de soluções baseadas na natureza em todas as áreas possíveis, construídas ou livres. Os projetos para introduzir uma nova forma de natureza nas áreas urbanizadas de Cingapura são inúmeros, mas alguns exemplos principais podem ser destacados,tais como: 1)A renaturalização de rio que foi feita através da transformação de um canal de drenagem em um parque multifuncional. 2)Incentivo a tetos verdes e jardins verticais em edifícios para dar conforto climático, qualidade de vida, bem-estar, além de atrair empresas e gerar novos negócios 3)Projetos de densa arborização nas ruas e estradas, de modo a tornar corredores de conectividade de biodiversidade. 4)Pontes de conexão verde entre as edificações e áreas de parques de modo a incentivar a população a caminhar e andar de bicicletas. Um ponto principal do conceito de cidade biofílica perpassa a necessidade da adoção de uma abordagem emocional/cultural a partir da resinificação do sentimento de pertencer a cidade, através do estímulo ao sentimento de pertencimento à natureza, fazendo-a parte do cotidiano urbano. Deste modo, para isso é adotado em Cingapura áreas verdes que permeiam o tecido urbano oferecendo múltiplos serviços ecossistêmicos. Os Tetos verdes e jardins verticais, por exemplo reduzem em 60-70% a temperatura do calor que penetra nos edifícios, reduzindo o consumo de energia para climatização. Também contribuem para reduzir o efeito da Ilha de Calor Urbano, adaptando a cidade para enfrentar o aumento das temperaturas que já são altas, e serão ainda piores nos próximos anos devido às mudanças climáticas. Com isso, também melhoram a saúde física, mental e espiritual dos seus moradores.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Governamental e privado

Desafios

  • O desenvolvimento de Cingapura deu maior acesso à cidade para os moradores.

  • A criação de vias alternativas focadas nas pessoas, possibilita caminhar e pedalar para muitas áreas.

  • A introdução de biodiversidade nos espaços construídos contribui para fechar os ciclos de energia e matéria que mantêm o funcionamento do sistema urbano.

  • A maior fonte geradora de energia é de gás natural, com pequena contribuição de fontes renováveis.

  • Soluções baseadas na natureza reduzem a demanda por climatização,contribuem para a redução na demanda de energia.

  • Os edifícios são projetados para terem eficiência no consumo de energia, e os espaços vegetados reduzem as ilhas de calor com a diminuição nas Ilhas de Calor Urbano.

  • As soluções baseadas na natureza que estão inseridas nos edifícios residenciais proporcionam alta qualidade de vida para os moradores e dão resiliência para as habitações.

  • A infraestrutura verde que conecta a ilha tem por objetivo tornar a Cingapura um exemplo de transformação para o paradigma ecológico que emite menos gases efeito estufa.

  • O aproveitamento do restrito solo da ilha para acomodar todas as necessidades dos quase 6 milhões de habitantes, mais todos os setores econômicos fez com que cada espaço tivesse uso adequado, e o processo continua com a otimização e adensamento com qualidade para o desenvolvimento futuro.

  • A introdução de soluções baseadas na natureza reduz, ou até mesmo elimina a contaminação difusa das águas de escoamento superficial que chegam aos corpos d'água.

  • A biodiversidade possibilita manter o ciclo natural das águas, mesmo em uma cidade densa como Cingapura.

  • A ilha possui sistema de saneamento adequado que não contaminam as águas.

  • As soluções baseadas na natureza com densa vegetação possibilitam o adequado manejo das águas das chuvas, mesmo em eventos climáticos extremos.

  • Cingapura tem plano de adaptação às mudanças climáticas que concilia diversos setores para tornar a cidade resiliente.

  • A biodiversidade propicia que as águas se mantenham limpas.

  • Cingapura tem enfoque na qualidade de vida, saúde de seus moradores, contudo devido à limitação de terras a maioria dos alimentos consumidos são importados.

  • Cingapura concilia o desenvolvimento com a restauração e conservação de serviços ecossistêmicos.

  • Áreas verdes urbanas são oferecidas em todas as escalas, de grandes parques a espaços sobre edificações, até mesmo hospitais.

  • Os moradores têm acesso a infraestrutura e serviços.

  • Cingapura tem feito projetos que transformaram as paisagens de forma significativa.

  • Desde a década de 1960 tem reduzido a pobreza e desigualdades com investimento em diversas áreas.

Contexto

No início da década de 1960, quando Cingapura ainda era uma cidade-ilha-estado que tinha problemas graves de habitação e poluição generalizada, com uma economia empobrecida, o governo teve a visão de construir uma "Cidade Jardim". Devido a sua limitação de espaço a cidade vem crescendo verticalmente, e para que não se torne uma cidade árida e sem vida tem investido em introdução de vegetação áreas livres e construídas. Cingapura tem uma área de 700 Km² e a população vem crescendo rapidamente, chegando a quase 6 milhões de habitantes atualmente. A estratégia para continuar crescendo, atraindo investimentos é adensar com áreas verdes em todos os locais, oferecendo alta qualidade de vida, investindo em tecnologias verdes para reduzir em 36% a sua pegada de carbono em relação a 2005.