Artigo Estudos de Caso

Composteira Humi

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Compostagem de resíduos orgânicos

()

Trata-se da criação de um produto para uso doméstico para o incentivo de uma prática simples e muito difundida atualmente que é a compostagem. Composteiras são instrumentos para a geração de um ecossistema que auxilia a redução de lixo e contribui com a redução das emissões de gases do efeito estufa. A empresa Morada da Floresta desenvolveu um produto compacto e resistente que proporciona às pessoas contribuírem com a minimização do descarte de resíduos orgânicos e os direcionarem para a compostagem, gerando ainda adubo para hortas e plantas.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

É possível adquirir a composteira Humi por aproximadamente R$ 400,00.

Desafios

  • A compostagem evita a emissão do CH4.

  • A compostagem gera adubo para plantas.

  • Há uma necessidade de compartilhamento de boas práticas e boas atitudes e a população começa a experimentar uma transformação das atitudes cotidianas.

Motivação

As pessoas estão cada vez mais críticas e percebendo a sua responsabilidade de participação nas ações ambientais, porém, há uma necessidade grande de oferta de produtos para esta integração e participação mais facilitada.

Contexto

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mais da metade dos resíduos domiciliares são orgânicos, o que nos remete a formas mais adequadas de descarte ou aproveitamento destes resíduos. Quando se pratica a compostagem, além de contribuir com o meio ambiente, estamos minimizando a sobrecarga em aterros, reduzindo os gases de efeito estufa e os gastos com logística dos resíduos e ainda produzindo adubo para plantas.