Artigo Estudos de Caso

Ecoduto no Parque Olímpico de Pequim

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Ecoduto: Viaduto ecológico

China

Hebei()

Metodologia

O projeto do Parque Olímpico Florestal foi fruto de um concurso. A partir da seleção do projeto foi desenvolvido um ecoduto, devido ao anel viário que divide o parque em dois segmentos. Era necessário que o Ecoduto tivesse a dupla função de conectar os fragmentos de vegetação e também possibilitar a passagem de pessoas. Assim, o ecoduto dá continuidade à cobertura vegetal dos dois fragmentos visando possibilitar a troca gênica e fluxo de fauna. Para isso, a equipe de projeto estudou qual a vegetação ideal a ser introduzida tanto nos dois lados, como na do ecoduto. Por fim, o projeto é ainda monitorado para acompanhar o desempenho do ecoduto e dos outros ecossistemas que foram criados pelo projeto.

Implementação

Atores

República da China

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Projeto feito pelo governo para receber as Olimpíadas de Pequim de 2008. O projeto foi feito pelo paisagista Jie Hu, com equipe de especialistas nos diversos temas, em cooperação com diversos institutos chineses de paisagismo e o Instituto acadêmico Beijing Tsinghua Urban Planning & Design

Público-alvo

Público em geral

Elementos de Replicabilidade

Vontade política.

Visão de cidade sustentável que integre áreas construídas com áreas naturais, mesmo que sejam novos ecossistemas construídos.

Conhecimento técnico-científico e capacidade de projetar a paisagem de forma interdisciplinar.

Formação de paisagistas com visão sistêmica dos diversos subsistemas que mantêm a funcionalidade da cidade e que possam desenvolver projetos ecológicos para benefícios dos moradores.