Estudos
Edifício habitacional popular em Dortheavej - Copenhagen
Ambiente Construído
Modelos de desenhos técnicos de projetos arquitetônicos para habitação de interesse social
Dinamarca
Copenhagen()
No bairro de Dortheavej, na região nordeste de Copenhaguen, foi construído um edifício habitacional popular de 6.800 m², com cinco andares e 66 apartamentos, que variam de 60 a 115 m²; os materiais utilizados foram madeira, concreto e cores claras para pintura. A construção baseia-se em uma estrutura pré-fabricada singular e o edifício se curva suavemente no centro, criando um espaço para uma praça pública em direção à rua no lado sul e um pátio íntimo em direção ao norte. No nível da rua, o prédio tem uma abertura para permitir que os moradores passem para o pátio. O desafio na construção estava em construir um edifício que não prejudicasse a passagem de pedestres na região e mantivesse a área verde intacta. Também as janelas construídas do piso ao teto permitem que a luz natural ilumine os apartamentos, além de oferecer ampla vista para o pátio e o bairro ao redor. Foi dada especial atenção ao projeto do layout, pois havia necessidade de se ater ao escasso orçamento, então, foram deixados detalhes a vista como as lajes de piso de concreto visíveis como sendo os tetos nos níveis abaixo deles, reduzindo o custo global das coberturas. Da mesma forma, por conta do orçamento, foi utilizado um único módulo retangular pré-fabricado, repetido e colocado um acima do outro em alternância para formar uma configuração em que os espaços ganharam um metro de altura, atingindo 3 metros e meio de pé-direito. Então nesses espaços maiores foram colocadas a cozinha e a sala de estar, dando uma sensação de maior amplitude visual.
Custo para Implementação
Mais de cinco milhões de reais
O orçamento foi de 9.8 milhões de USD ou, aproximadamente, 1,539 USD/m².
Desafios
-
O Edifício foi construído para atender a população de baixa renda, dando possibilidade para os moradores da região adquirirem moradia segura e com conforto.
Motivação
A região em que foi construído o edifício demandava atitude urgente para atender aos moradores de baixa renda, porém, a habitação acessível é um desafio da arquitetura devido às restrições de orçamento que são necessárias e, geralmente, impostas. Tendo sido abordado para a elaboração do projeto, o escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group aceitou o desafio, mesmo com um orçamento reduzido, considerando que faz parte da sua atuação o atendimento a construções para população de baixa renda.
Contexto
O bairro de Dortheavej é caracterizado pela indústria de pequena escala, conhecido como o bairro de oficinas de consertos e reparos de carros; há muitos prédios de habitação social de meados de 1900, ocupados por moradores de baixa renda; também há vários edifícios industriais e de armazéns dos anos 30 e 50, que nos últimos anos começaram a ser ocupados por pequenas empresas. Comunidades de imigrantes, mesquitas e clubes sociais fazem parte da área. Há pouco interesse por parte dos investidores imobiliários para a região. É um dos bairros mais multiétnicos e de diversidade de Copenhague. Pode ser caracterizado como um clássico de gentrificação.
Compartilhe: