Artigo Estudos de Caso

Empreendimento produz a própria energia - Powerhouse Brattørkaia, Noruega

Metodologia

Energia

Telhados solares com armazenamento de energia

Noruega

Trøndelag ()

A Powerhouse Brattørkaia trata-se de um prédio de escritórios com arquitetura única e inovadora. O empreendimento está localizado em Trondheim, na Noruega. Com 18.000 m², está situado perto do porto e se conecta à Estação Central de Trondheim por meio de uma ponte para pedestres na parte de trás do prédio. Revestido com alumínio preto e painéis solares, a fachada se reflete no adjacente Fiorde de Trondheim. Em média, o empreendimento Powerhouse Brattørkaia produz mais de duas vezes a eletricidade necessária do que consome diariamente. Além de fornecer energia renovável para o prédio todo, fornecerá para os prédios vizinhos, ônibus elétricos, carros e barcos por meio de uma micro rede local.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • Geração fotovoltaica pode minimizar o uso de fontes poluentes.

  • Geração fotovoltaica é considerada limpa e renovável.

Motivação

O prédio é um desafio, já que a incidência de luz solar na Noruega varia muito entre as estações. O objetivo do projeto é triplo: maximizar a quantidade de energia limpa produzida pelo empreendimento, minimizar a energia necessária ao seu funcionamento e servir como um espaço agradável para os seus inquilinos e o público em geral. O local da construção foi cuidadosamente escolhido para garantir a máxima exposição ao sol durante o dia e as estações. Seu telhado inclinado pentagonal e a parte superior da fachada são revestidos com quase 3.000 m² de painéis solares, estrategicamente posicionados para captar o máximo de energia solar possível. Ao longo de um ano, a produção equivale a um total de cerca de 500 000 kWh de energia limpa e renovável. Na verdade, o prédio funciona duplamente como uma pequena usina de energia no meio da cidade. Um amplo espaço para armazenamento de energia foi construído na planta do prédio, permitindo o armazenamento do excedente de energia nos meses de verão, quando a luz solar permanece por mais tempo durante o dia, para então usá-la nos meses de inverno, quando a luz durante o dia é mínima.

Contexto

A Noruega é um país com um dos melhores níveis de qualidade de vida: o país emplacou em vários anos consecutivos a primeira posição no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A Powerhouse Brattørkaia estabelece um exemplo de construção responsável no que diz respeito ao desafio de construir um edifício suficiente em energia e capaz de armazená-la.