Artigo Estudos de Caso

Etiquetagem do Projeto do Edifício Sede do Banco Central no Rio de Janeiro

Metodologia

Ambiente Construído

Etiquetagem de edificações: PBE Edifica

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Metodologia

Utilizou-se a metodologia de cálculo simplificado denominada “Método Prescritivo” que indica limites máximos ou mínimos para algumas das características da envoltória como: transmitância térmica de elementos opacos e transparentes, resistência térmica de isolamentos, fator solar de vidros de acordo com a área de janela na fachada e orientação solar. Nesse método, é usada uma equação onde se pondera os subsistemas (iluminação, condicionamento de ar e envoltória). Cada subsistema é avaliado separadamente, obtendo-se níveis de eficiência parciais cuja combinação na equação resulta em uma pontuação que indica o nível de eficiência geral da edificação. O Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) desenvolveu um serviço web de avaliação da ENCE pelo método prescritivo baseado no RTQ-C (Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos) que, a partir da submissão dos parâmetros de projeto, leva ao resultado das etiquetas, parciais e geral. Esta ferramenta online é gratuita e foi utilizada para a conferência dos cálculos. A coleta de dados se procedeu a partir do levantamento em projetos executivos digitalizados, fornecidos pelo corpo técnico do Banco Central de Brasília. Também foram utilizados dados provenientes de catálogos dos produtos e normativas aplicáveis. Quando não encontrados nestes, foi utilizada ferramenta de busca da internet para acessar artigos científicos, trabalhos acadêmicos, informações técnicas e sites eletrônicos que abordam o tema. Nos casos em que houve a necessidade de adotar uma escolha que não representa fielmente a condição de projeto, foi utilizada como base a condição do pior caso.

Implementação

Atores

Banco Central do Brasil

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura do Rio de Janeiro

Governamental (de cima para baixo)

TerMind Auditoria Energetica (Consultoria para a pré-análise de eficiência energética e adequação do projeto)

Institucional/Privada

Linse (Laboratório de Inspeção Acreditado pelo INMETRO) - Laboratório de Circuitos e Processamento de Sinais,Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina

Outro

Governança

Para viabilizar a implantação da nova Sede, o Banco Central do Brasil objetivou instalar em melhores condições a sede da instituição, em terreno de sua propriedade, concentrando suas unidades administrativas existentes na Cidade do Rio de Janeiro e ampliando, também, suas instalações. A Prefeitura do Rio de Janeiro visa a atender à solicitação do Banco Central do Brasil por meio de Projeto de Lei Complementar que define parâmetros urbanísticos, tendo como abrangência a Área de Especial Interesse Urbanístico da Região do Porto do Rio de Janeiro, situada no bairro da Gamboa, IRA-Portuária. O atendimento da demanda do Banco Central vem ao encontro da Lei do Porto, que levará à região novas atividades de negócios e serviços o que justifica este Projeto de Lei Complementar que tem ainda os seguintes objetivos principais: a) contribuir e estimular as melhorias urbanísticas e a ocupação dos vazios urbanos existentes no seu entorno; b) estar de acordo com os objetivos e diretrizes estabelecidos na Lei Complementar nº 101, de 23 de novembro de 2009; c) contribuir para a valorização do patrimônio cultural tombado e preservado do entorno. Ademais, o Banco Central realizará intervenções de urbanização e paisagismo, atendendo às diretrizes citadas, com a anuência dos órgãos competentes.

Público-alvo

Servidores públicos federais; Cidadãos da cidade do Rio de Janeiro.

Elementos de Replicabilidade

Processos de certificação funcionam como ferramentas reguladoras e são importantes instrumentos de conscientização. Diversos países optaram por incorporar a etiquetagem sobre imóveis e hoje dentro do mercado imobiliário um bom desempenho representa um forte elemento atrativo ao consumidor. Dessa forma, há maior transparência na composição do preço final pago pelo usuário. Sendo assim, a etiquetagem baseia-se num sistema coparticipativo, no qual atuam governo e cidadãos.

A etiquetagem é um processo que tem como finalidade a sua operacionalidade e replicabilidade. Qualquer edificação pode pode ser avaliada conforme os manuais de eficiência energética do PBE Edifica, desde que façam um retrofit para modernização energeticamente eficiente dos sistemas existentes.

Os novos projetos de edificações podem e devem surgir com a característica de eficiência energética. O Selo Procel Edifica, do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações, destaca a edificação como promovedora do uso racional da energia elétrica e incentiva a conservação e do uso eficiente dos recursos naturais nas construções, reduzindo os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.