Artigo Estudos de Caso

Fábrica de Móveis da Vestre, Floresta da Noruega

Metodologia

Energia

Projeto de eficiência energética em complexos industriais

Noruega

Innlandet()

Metodologia

O edifício será construído com madeira local e concreto de baixo carbono com reforço de aço reciclado. Será alimentado por um sistema de fornecimento de energia que combina 1.200 painéis solares além de poços geotérmicos, enquanto o calor excedente gerado durante o processo de produção será usado para aquecer o edifício. De acordo com o estúdio de arquitetura, BIG, isso significa que a necessidade de energia do prédio é 90% menor do que uma fábrica equivalente. O complexo fabril "The Plus" ganhou a certificação BREEAM. O "The Plus" é provavelmente o primeiro projeto deste tipo do mundo a atingir a mais alta classificação ambiental BREEAM, atendendo aos requisitos para classificação como Excelente. Um edifício com a classificação BREEAM Outstanding A, é definido como uma inovação internacional. Atualmente, não há projetos industriais na região nórdica que estejam perto de serem qualificados como Excepcionais. Com este projeto, Vestre pretende mostrar que os projetos industriais também podem ser inovadores em âmbito global na área ambiental. O "The Plus" terá uma necessidade de energia fornecida de 13 kWh/m2 e, portanto, atende à definição de energia quase zero da FutureBuilt de 30 kWh/m² por uma margem substancial. Na prática, o edifício não precisará de aquecimento até que a temperatura externa chegue a - 5 graus Celsius. O complexo irá gerar cerca de 250.000 kWh de energia renovável por ano, por meio de painéis solares instalados no telhado e na área ao redor da fábrica. O sistema de calor excedente é conectado a uma planta de água gelada para resfriamento, tanques de armazenamento de calor e frio, bombas de calor e poços geotérmicos que fornecem suporte de armazenamento. A Vestre foi uma das primeiras empresas a encomendar o primeiro caminhão totalmente elétrico do mundo, o Tesla Semi. Por meio do transporte 100% livre de emissões entre as fábricas em Torsby, na Suécia, e Magnor, na Noruega, o complexo reduzirá o consumo de diesel em mais de 55.000 litros por ano, o equivalente a 71.000 kg de dióxido de carbono.

Implementação

Atores

BIG - Bjarke Ingels Group

Institucional/Privada

VESTRE AS

Institucional/Privada

Governança

O escritório de arquitetura dinamarquês BIG desenvolveu o complexo "The Plus" para a VESTRE AS sob direção do CEO Jan Christian Vestre. O complexo contou com vários colaboradores: Fokus Rådgivning, Gade & Mortensen, Erichsen og Horgen AS, ØM Fjeld AS, Foyn Consult AS, Nordic Architects AS, Norconsult AS, Multiconsult AS, Splitkon AS.

Público-alvo

Colaboradores da fábrica Vestre, turistas e população do entorno com a movimentação da fábrica e do parque ao redor da fábrica. A fábrica certamente criará um movimento de economia circular ao seu redor, beneficiando muitas pessoas.