Artigo Estudos de Caso

Floresta de Bolso – Bosque da Batata

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Conservação e criação de florestas urbanas

Brasil

São Paulo(SP)

Este estudo de caso tem como base a experiência do plantio da Floresta da Bolso, em uma área de cerca de 500 m², conhecido como Bosque da Batata. Possui este nome pela sua proximidade com o Largo da Batata no bairro de Pinheiros em São Paulo. O estudo é um caso exemplar de transformação de uma paisagem árida e quente de um trecho residual da cidade em um luxuriante espaço com árvores e vegetação de sub-bosque plantada no meio de área extremamente impermeabilizada. O plantio em mutirão ocorreu em dezembro de 2017, com um crescimento rápido das árvores. O objetivo é de recuperar biodiversidade nativa com introdução de espécies de Mata Atlântica que em sua maioria desapareceu das paisagens paulistana.Dezoito meses após o plantio é possível caminhar dentro do bosque, e o caminho que antes era extremamente quente, hoje pode ser percorrido de maneria agradável e fresca na sombra das árvores.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Morador

Desafios

  • Transformação de espaço gramado monofuncional, em área biodiversa que oferece múltiplos serviços ecossistêmicos.

  • Proporciona a recargo da lençol subterrâneo e evapotranspiração da vegetação, que contribui para aumentar a umidade no ar.

  • Proporciona infiltração das águas das chuvas, reduzindo o escoamento superficial.

  • Contribui para mitigar os efeitos de mudanças no clima local, reduzindo ilhas de calor urbano e alagamentos.

  • A vegetação contribui para a captura de gases poluentes, e filtra as águas que percolam por suas raízes.

  • A arborização densa melhora a qualidade ambiental que é essencial para manter a saúde humana.

  • Florestas de Bolso recuperam processos ecológicos pela presença de biodiversidade que oferece múltiplos serviços ecossistêmicos.

  • Transforma áreas urbanas subutilizadas em áreas com desempenho ecológico que atrai as pessoas.

  • O plantio é uma oportunidade de educar e conscientizar as pessoas sobre os ecossistemas nativos e contribuir para melhorar o desenvolvimento sustentável da região.

Contexto

A cidade de São Paulo carece de espaços verdes com qualidade ambiental distribuídos na malha urbana. Com isso, diversas pessoas que estão desconectadas da natureza,dos processos naturais e desconhecem os ecossistemas e a vegetação nativa. Além disto, a cidade sofre com calor intenso, baixa umidade do ar, chuvas intensas, poluição generalizada do ar, águas e solo. A falta de biodiversidade tem impactos na saúde da cidade, e consequentemente na saúde das pessoas. Anteriormente ao projeto a área era coberta com grama (deserto verde) que além de demandar podas constantes, se torna impermeável pela trama das raízes e era também usado como espaço para depositar lixo e entulho clandestino.