Artigo Estudos de Caso

GUNRID - Cortina de tecido que limpa e purifica o ar

Metodologia

Ambiente Construído

Revestimento para melhoria da qualidade do ar em edificações

Suécia

Södermanland e Uppland()

Trata-se do desenvolvimento de uma tecnologia única e inovadora que consiste em um revestimento de fotocatalisador de base mineral que é aplicado a qualquer tecido e, quando ativado pela luz, interna ou externa, artificial ou natural, decompõe os poluentes comuns do ar interno, como odores, formaldeído e acetaldeído, limpando e purificando o ar. A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe de engenheiros, designers e especialistas da IKEA em cooperação com universidades da Europa e Ásia e fornecedores. Enquanto a maioria dos fotocatalisadores trabalha apenas sob luz natural, a equipe do projeto trabalhou para criar um revestimento inovador que também é ativado pela luz artificial para que possa decompor os poluentes em ambientes fechados. Considerando quantos objetos à base de têxteis são encontrados em residências em todo o mundo, isso pode ser apenas um começo, que ajudará as pessoas que sofrem de baixa qualidade do ar interno, pois a mesma tecnologia pode ser aplicada a qualquer tecido, o que significa que isto poderá ser utilizado para a fabricação de sofás, camas e roupas de cama e mesa para combater produtos químicos tóxicos. Com base na tecnologia desenvolvida para limpar e purificar o ar, a IKEA criou uma cortina chamada GUNRID, que limpa e purifica o ar interno de ambientes fechados como residências, escritórios, escolas. Nas cortinas é aplicado um tratamento de superfície com base mineral para decompor poluentes comuns do ar, incluindo odores e produtos químicos encontrados em produtos domésticos, como o formaldeído, evitando, assim, que emissões nocivas como óxidos de nitrogênio do cozimento a gás se espalhem por todo o ambiente interno. O processo de limpeza e purificação do ar é ativado tanto pela luz natural externa quando pela luz interna do ambiente. O produto foi premiado pelo The Index Project – Index Award 2019 Finalists, na categoria Home.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Dependendo do modelo, a Cortina pode custar de 25 a 50 libras esterlinas, no tamanho de 1,45 x 3,00m.

Desafios

  • A utilização da tecnologia que purifica e limpa o ar, desenvolvida pela Ikea, diminui a taxa de poluição sem a necessidade de usar energia elétrica ou sistemas de filtragem complexos. A cortina captura os poluentes do ar no interior do ambiente e os transforma em dióxido de carbono e em moléculas de água microscópicas.

  • A solução contribui para a redução de problemas de saúde ocasionados pela poluição do ar.

Motivação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2019), embora a poluição ao ar livre seja responsável pela morte de cerca de 3 milhões de pessoas por ano, a poluição do ar interior mata 4,3 milhões. "Muitas pessoas sabem que a poluição do ar externo pode ser um problema, mas muitas não sabem que o ar interno pode ser tão ruim ou até pior do que o ar externo", afirmou Mauricio Affonso, da IKEA. Enquanto as pessoas estão preocupadas com a qualidade do ar que respiram ao ar livre, frequentemente ignoram a poluição do ar em ambientes internos. Com o desenvolvimento de têxteis para limpeza e purificação do ar, a IKEA quer ajudar as pessoas a ter uma vida melhor em ambientes internos por meio de um ar mais limpo. Ainda segundo a OMS (2019), estima-se que uma em cada oito pessoas morrem em todo o mundo em consequência da poluição, que pode causar doenças cardíacas, derrames, doenças respiratórias e câncer. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a qualidade do ar interno pode ser duas a cinco vezes mais poluída que o ar externo. Além disso, segundo pesquisa da Universidade Federal da Bahia, coordenada pela pesquisadora Franciele Oliveira Santana, dentre os aldeídos presentes na atmosfera, o formaldeído (HCHO) e o acetaldeído (CH3CHO) são os mais abundantes, com grande relevância na química atmosférica, por se configurarem maior fonte de radicais livres e como precursores de aerossol orgânico em áreas urbanas. Estes compostos são predominantemente emitidos por fontes móveis e apresentam impacto nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. Em estudo publicado na revista Science (2018), a cientista e pesquisadora Florentina Villanueva diz: "Por enquanto, minha maior preocupação é como o ar interior afeta a saúde, uma vez que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, passamos 90% de nosso tempo em ambientes fechados, onde as concentrações de muitos poluentes podem ser duas a cinco vezes maiores, como no caso do formaldeído". Esse gás incolor, classificado como cancerígeno, é encontrado em pequenas quantidades em muitos produtos de uso diário no lar, como lava-louças, amaciantes e cosméticos, segundo a Agência para o Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças dos EUA. Também, segundo o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, seus efeitos principais são a irritação das mucosas, dos olhos, do nariz e das vias respiratórias e, em geral, podem causar crises asmáticas, sendo ainda compostos carcinogênicos potenciais.

Contexto

O produto foi desenvolvido em um contexto empresarial, num ambiente de conhecimento, tecnologia, desenvolvimento e humanização. Há muitos anos, a IKEA reduz a poluição do ar de suas operações, eliminando produtos químicos perigosos e reduzindo as emissões atmosféricas. A empresa preza pelo bem estar das pessoas e um dos seus objetivos é oferecer uma vida cotidiana melhor para o maior número possível de pessoas, criando um impacto positivo no enfrentamento do consumo insustentável, das mudanças climáticas e da crescente desigualdade. A abrangência e o alcance das ações desenvolvidas pela empresa podem realmente fazer a diferença no contexto social e econômico em que forem aplicadas.