Artigo Estudos de Caso

Jardim de Chuva em Sydney, Austrália

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Jardim de chuva

Austrália

Novas Gales do Sul()

A cidade de Sidney decidiu adotar a solução Water Sensitive Urban Design – WSUD para proteger a fauna e flora de maneira inteligente e natural. Nesse sentido, implantou os jardins de chuva, que limpam e seguram a sujeira das águas das chuvas antes de chegarem no sistema de captação de águas pluviais. Os jardins de chuvas são canteiros instalados em um nível abaixo das calçadas; o solo é preparado em camadas, intercalando uma mistura de vidro triturado reciclado e terra arenosa que permite filtrar a água antes de entrarem no sistema de captação de águas pluviais. Para o paisagismo foram selecionadas espécies nativas, que gostem de água e com grande capacidade de filtragem. Esta iniciativa auxilia na diminuição de inundações ao aumentar a capacidade de infiltração.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Os valores de investimento não foram informados.

Desafios

  • A iniciativa aumenta a área de permeabilidade da cidade.

  • O jardim de chuva proporciona o ciclo natural da água da chuva.

  • O jardim capta as águas da chuva e evita os alagamentos e inundações.

Motivação

Segundo a prefeitura de Sidney, aproximadamente três mil toneladas de poluentes alcançam as hidrovias da cidade e diminuem a oxigenação da água. São encontrados óleo de veículos, partículas de borracha de pneus e produtos químicos usados em lavagens. Os bueiros de águas pluviais recolhem lixos plásticos, bitucas de cigarro, fezes de animais, folhas, podas de jardim e vazamentos do sistema de esgoto. O objetivo da prefeitura é reduzir em 50% os resíduos sólidos e 15% dos poluentes que são direcionados às hidrovias da cidade até 2030. Os jardins de chuva estão sendo inseridos aos poucos: são implementados em conjunto com as obras de melhorias no tráfego. Já foram instalados 154 jardins de chuva em ruas, parques e centros comunitários, ocupando uma área de aproximadamente 2,3 mil m². Geralmente são instalados em esquinas de ruas onde os veículos não estacionam, diminuindo a distância de travessia das ruas e reduzindo a velocidade dos veículos.

Contexto

Sidney é a cidade global da Austrália e a sua economia principal é baseada no conhecimento, gerando cerca de US$ 140 bilhões em 2018/19, o que representou mais de 7% da economia da Austrália, proporcionando a geração de mais de meio milhão de empregos para todos os níveis de habilidades, oferendo oportunidades para diversas comunidades. A cidade mantém seu papel de liderança, baseada em uma forte rede de indústrias globalmente competitivas, tem uma infraestrutura desenvolvida, boa governança e excelente qualidade de vida. A cidade de Sidney realizou uma pesquisa com planejadores, pensadores, arquitetos e designers e uma consulta pública entre os moradores para definir as 10 diretrizes estratégicas para a sustentabilidade de Sidney até 2030. O objetivo é fortalecer a economia e apoiar os negócios, criando uma economia dinâmica e sustentável para quem mora, trabalha, estuda e visita a cidade.