Artigo Estudos de Caso

Jardim de chuva na cidade de Nova York, Estados Unidos

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Jardim de chuva

Estados Unidos

Nova York()

O Departamento de Conservação Ambiental da cidade de Nova York criou o NYC Green Infrastructure Program com objetivo de melhorar a qualidade da água e tornar a cidade mais sustentável. Em 2012, iniciou a construção do Jardim de Chuva, áreas projetadas nas calçadas com vegetação para coletar e gerenciar o fluxo das águas pluviais, evitando inundações e impedindo que as mesmas entrem no sistema combinado de esgoto e sigam o fluxo para as hidrovias da cidade. A meta é ter mais de nove mil jardins de chuva na cidade. Durante o período da chuva, as águas correm ao longo do meio fio e penetram nos Jardins de Chuva implantados na cidade. Parte dessa água á absorvida pelas plantas, outra é absorvida por infiltração no terreno e pode evaporar ao término da chuva. Caso ultrapasse a capacidade do jardim, a água segue o fluxo para o sistema de captação de esgoto. A capacidade projetada é de 10 metros cúbicos de água durante uma tempestade e espera-se que toda a água seja absorvida em até 48 horas após a chuva cessar.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

O programa NYC Green Infrastructure Program tem previsão de US$ 20 bilhões de dólares para resolver os impactos causados pelas mudanças climáticas.

Desafios

  • Aumenta a área de permeabilidade da cidade.

  • Proporciona o ciclo natural das águas ao permitir que a água atinja o subsolo.

  • O jardim capta as águas da chuva e evita alagamentos e inundações.

Motivação

De acordo com a prefeitura de Nova York, a cidade tem 70% do seu território com superfície impermeável; deste percentual, 30% está relacionado ao direito de passagem ao público que são as calçadas, faixas de estacionamento e as estradas. Com a implantação dos Jardins de Chuva, o Departamento de Meio Ambiente espera que aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos de água deixem de ser despejados no sistema de esgoto, possibilitando a permeabilidade no solo, o abastecimento dos lençóis freáticos e, com isso, melhorar a drenagem da rua ao evitar poças e alagamentos. Além de contribuir para deixar os bairros mais arborizados e, consequentemente, melhorando a qualidade do ar e o micro clima local, reduz-se a temperatura da cidade. Com o aumento das áreas verdes, também chegam os pássaros e insetos polinizadores na cidade.

Contexto

A cidade de Nova York tem aproximadamente 8,3 milhões de habitantes; é considerada o centro mundial dos negócios, do comércio e do entretenimento; recebe anualmente 60 milhões de turistas de todo o mundo. Com a implantação dos projetos do programa NYC Green Infrastructure Program na cidade, espera-se reduzir a impermeabilidade da cidade e até 2030 chegar à meta de reduzir o vazamento combinado de esgoto para 6,3 bilhões de litros por ano no sistema hídrico da cidade.