Estudos
Jardim de Chuva no Deserto do Arizona
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Jardim de chuva
Estados Unidos
Arizona()
Trata-se da implementação de jardins de chuva na cidade de Tucson, no deserto do Arizona, encabeçada pelo permacultor Brad Lancaster. Utilizando técnicas que havia aprendido com Zephaniah Phiri Maseko, intitulado o homem que plantava chuva, em uma visita ao Zimbabué, Lancaster criou um jardim de chuva na sua própria residência. Identificados os caminhos que a água da chuva percorria na sua propriedade e arredores, Lancaster pôde aplicar as técnicas de valetas e desvios que estudou. As técnicas funcionaram tão bem que os vizinhos fizeram o mesmo, cortando os meios fios e as calçadas para formar bolsões de água e criar grandes canteiros de árvores nativas e frutíferas. Esta ação era irregular à época. Deste modo, procurou-se a Prefeitura para mostrar os resultados, cuja receptividade foi bastante positiva e a técnica foi adotada como indispensável para as novas obras de ruas. O trabalho de Lancaster em sua propriedade resultou em um jardim com plantas frutíferas e flores num prazo de 8 anos. Dentre os impactos positivos, podemos citar a produção de alimentos e o aparecimento de espécies de pássaros que ali encontraram abrigo, alimento e habitat.
Custo para Implementação
Sem custos envolvidos
Desafios
-
Criação de um jardim, isto é, introdução de vegetação em espaços que costumavam ser áridos e hostis.
-
A água da chuva é absorvida para a irrigação de áreas verdes, no lugar de escoar sem ter qualquer utilidade.
Motivação
Segundo Lancaster (2019), o consumo de água para irrigar os jardins em uma família padrão nos Estados Unidos da América é de 30% a 50% do total da água utilizada e, mesmo assim, a irrigação não é suficiente. Embora chova bastante na cidade de Tucson, mais do que a média em outras de clima desértico no mundo, o solo da cidade não retém a água, o que intensifica o clima seco. Os moradores do bairro Dunbar Spring tiveram que procurar soluções para utilizar de forma melhor a água da chuva que era desperdiçada indo para os escoadouros e, assim, poupar a água fornecida por outras vias.
Contexto
O segmento mais importante da economia na cidade de Tucson é o turismo. No bairro de Dunbar Spring vive uma população bastante eclética, desde jovens estudantes a idosos, exercendo profissões como artistas, músicos, escritores, funcionários públicos, professores e empresários. Há boas escolas e a educação é uma preocupação do governo. Tucson é reconhecida como uma das cidades com maior crescimento nos Estados Unidos da América.
Compartilhe: