Artigo Estudos de Caso

Lagoa de coleta de água de chuva para resfriamento dos processos industriais da Harbec

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas de reaproveitamento de águas pluviais

Estados Unidos

Nova York()

A Harbec construiu uma lagoa para captação e retenção da água da chuva, coletada do telhado e do estacionamento da empresa, com capacidade de armazenar 4,5 mil litros de água por ano para utilizar no processo de aspersão, no resfriamento do processo fabril e para o sistema de climatização interna da instalação. A lagoa colaborou para que a empresa alcançasse a meta da neutralidade em água, retornando 100% da água utilizada no processo fabril ao meio ambiente e no tratamento da água, reduzindo ao máximo o uso de produtos químicos. O reúso da água da chuva permite que a empresa utilize a água tratada, fornecida pela cidade de Ontario, somente para beber e higienizar as mãos.

Custo para Implementação

De um a cinco milhões de reais

A Harbec investiu o total de US $ 250,000 para a implantação do projeto da lagoa de captação e retenção da água das chuvas, assim como para o processo de aspersão. Informações obtidas durante a pesquisa em julho de 2020.

Desafios

  • A utilização das águas da chuva permite o uso responsável da água tratada fornecida pela cidade, reduzindo o consumo dos mananciais e reservatórios da cidade.

  • Processo permite o reúso da água da chuva no resfriamento do sistema industrial e no sistema HVAC de climatização do ambiente.

Motivação

A lagoa foi criada com o objetivo de utilizar a água da chuva para o sistema de aspersão, por falta de uma rede maior de abastecimento de água para atender as instalações da empresa. A solução encontrada foi a construção da lagoa que possibilitou conservar mais de 3 milhões de litros de água sem aumentar o consumo de energia elétrica. No decorrer do processo de neutralidade em água, a empresa identificou que o sistema de torres de resfriamento consumiam grande quantidade de água no seu processo, motivo pela qual a empresa optou por substituir pelo sistema combinado de calor e energia (CHP) em circuito fechado, que circula a água nas instalações da empresa, um modelo mais eficiente e com menor impacto ambiental.

Contexto

A cidade de Ontario fica no Condado de Wayne, no estado de New York (Estados Unidos) e conta com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, segundo o United States Census Bureau (v2019). A cidade é abastecida pelo Lago Ontario, com responsabilidade do Departamento de Serviços Públicos da Água da Cidade de Ontario no atendimento de aproximadamente 11 mil pessoas. Segundo o relatório de Qualidade da Água (2019), o departamento tratou, produziu e distribuiu 2,3 bilhões de litros de água, porém, aproximadamente 258 milhões de litros de água não foram contabilizados, ou seja, 12% do total pode ser atribuído à limpeza da rede, no combate a incêndios ou em razão de vazamento. A Harbec é parceira do programa Better Building Challenge, criada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (USDOE), com o objetivo de reduzir em 20% o consumo de energia e água até 2021. Segundo o USDOE, as indústrias são responsáveis por 25% do consumo de água dos reservatórios das cidades, ou seja, a utilização eficiente da água possibilita custos operacionais menores e o fornecimento de água com mais qualidade para a população. Há mais de 15 anos a empresa está comprometida com a sustentabilidade em todo processo fabril. Em 2015, a empresa atingiu a meta estabelecida de economia no consumo de água com a redução de 34% no consumo anual, isto significa, o montante de US$ 3,350 ao ano. A Harbec investiu US$ 250,000 para a construção e instalação da lagoa e do sistema de aspersão e, em aproximadamente 5 anos, obteve o payback; por ano a empresa economizou US $ 50 mil de seguro. Além da economia no consumo de água tratada para atividades industriais, a empresa economizou no consumo de energia, uma vez que a lagoa não gerou acréscimo no consumo.