Artigo Estudos de Caso

Metodologia

Em 1994, a LifeStraw iniciou o trabalho com a Carter Center para desenvolver um filtro de malha com o objetivo de retirar o verme-de-guiné da água. Após cinco anos de desenvolvimento, a empresa apresentou o filtro de tubo plástico, capaz de filtrar a larva do parasita, oportunizando água potável e auxiliando na prevenção da doença causada por vírus e bactérias em comunidades sem acesso à água limpa. Em 2005, a empresa apresentou uma evolução do produto, chamado LifeStraw® portátil e recebendo o prêmio The Index Project, premiação focada em projetos cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo mundo. Com o desenvolvimento de um purificador de água LifeStraw® Family, em 2008, foi possível difundir o produto em países em desenvolvimento para uso doméstico. Em 2011, foi lançada a campanha LifeStraw® Carbon for Water, utilizando a metodologia da Gold Standard Foundation. A empresa criou um programa para que os países em desenvolvimento vendam os créditos de carbono para os países desenvolvidos. Neste caso, a compensação do carbono é realizada pela substituição de fogões a lenha para ferver a água pelo filtro LifeStraw. O projeto piloto foi realizado no Quênia, onde foram distribuídos 877.500 unidades, gerando 1,3 milhões de créditos de carbono em seis meses (ZENIOS et al. 2012). Em 2012, foi lançado o purificador LifeStraw® Community, com capacidade de filtrar 26 mil litros de água, atendendo uma comunidade de 100 pessoas por 3 a 5 anos. Em 2014, foi desenvolvido o LifeStraw® Go, o primeiro produto com foco no consumidor de países desenvolvidos. Com isso, foi possível criar o programa Give Back, no qual, a cada produto vendido, uma criança em situação de vulnerabilidade social, em idade escolar, ganha o acesso à água potável durante um ano letivo e em 4 anos foi possível atender mais de dois milhões de crianças. A empresa lançou em 2016 o LifeStraw® Safe Water Fund para atender vítimas de desastres naturais, oferecendo água potável e também atender crianças de comunidades vulneráveis ao redor do planeta. Em 2019, foi lançado o primeiro produto doméstico, o LifeStraw® Home, um jarro com o filtro para atender o mercado de lazer e estilo de vida, especialmente para os países desenvolvidos, mas com graves problemas na qualidade da água.

Implementação

Atores

Vestergaard

Institucional/Privada

Governança

A Vestergaard é uma empresa suíça dedicada ao empreendedorismo humanitário, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras no combate a doenças, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, e detentora da tecnologia de filtragem de água LifeStraw®. É responsável pela comercialização e venda do produto, com foco no atendimento dos consumidores individuais, doadores e governos para atender à demanda por água potável.

Público-alvo

Pessoas sem acesso à água limpa e em situação de vulnerabilidade social.