Artigo Estudos de Caso

Mozambikes - Moçambique

Metodologia

Mobilidade

Produção e distribuição gratuita de bicicletas

Moçambique

()

Metodologia

A Mozambike trabalha a partir de três etapas complementares de desenvolvimento de atividades para atingir os objetivos: 1) Capacitação: a Mozambikes capacita técnicos e pintores com prévia experiência no campo de produção das bicicletas e portadores, portanto, de amplo conhecimento técnico, para a produção de bicicletas com qualidade. Essa capacitação se dá a partir de workshops mediados por técnicos qualificados que fazem parte do corpo de voluntários e parceiros do Mozambikes. 2) Patrocínio de empresas parceiras que pagam para produção de bicicletas de modo que carreguem seu logotipo, estimulando uma dinâmica de publicidade entre as empresas e as populações locais. 3) Vendas e Distribuição: i) Empresas e organizações da sociedade civil podem comprar bicicletas para suprir suas próprias necessidades de negócios. Estes podem incluir prêmios para clientes, iniciativas de responsabilidade social nas quais bicicletas são compradas para beneficiários, bônus de funcionários ou como transporte para conduzir seus negócios. Nesse caso, a Mozambikes examina o modelo de negócio individual de cada organização e propõe um programa para atender às necessidades do cliente; ii) Em segundo lugar, as organizações podem pagar uma taxa pela inserção da marca nas bicicletas, o que permite que a Mozambikes as venda a preços abaixo do preço de mercado. Este canal está crescendo. Historicamente, os clientes de branding preferiam apropriar-se das bicicletas para sua própria distribuição. Por fim, pessoas de todo o mundo podem doar bicicletas através do site da Mozambikes e a empresa doa essas bicicletas a pessoas que ganham menos de $2 por dia (Mozambikes, 2020).

Implementação

Atores

Mozambikes

Institucional/Privada

UNICEF; UKaid; UN - Women; United Nations World Food Program; DPP Moçambique; Elizabeth Glaser Pediatric Aids Foundation Cooperação Alemã; BCI; Centro de Colaboração em Saúde; PWC; Nestlé; Save the Children

Multi-Stakeholders

Governança

A Mozambikes é um projeto social com fins lucrativos, que usa os lucros para suportar a missão social da empresa, que é reduzir a pobreza através de transporte econômico e de baixo custo. O negócio tem fins lucrativos para que seja sustentável e subsista num mercado complicado como é Moçambique. A intenção é, porém, usar os lucros para aumentar o impacto social do projeto, de forma que se possa auxiliar o máximo número de pessoas nas zonas rurais. Uma entidade afiliada nos Estados Unidos da América visa aproveitar a tremenda quantidade de filantropia existente em todo o mundo e angariar doações de bicicletas para serem entregues a pessoas desfavorecidas nos meios rurais em Moçambique através do projeto. O projeto também busca auxiliar outros atores, disponibilizando no seu website projetos comunitários que buscam financiamento. A Mozambike conta também com Embaixadores que ajudam a difundir a experiência ao falar do poder da bicicleta nesta parte do mundo e o quanto pode mudar vidas em Moçambique. Vale destacar que o programa de Embaixadores oferece uma plataforma para que todos possam ajudar a combater a pobreza, angariando fundos para doar bicicletas a comunidades rurais que vivem na extrema pobreza. Os Embaixadores podem também angariar dinheiro ao organizar ou participar de eventos (ao vivo ou virtual / digital), como uma maratona ou uma corrida de ciclismo ou BTT (Mozambikes, 2020).

Público-alvo

Desde sua criação, em 2010, cerca de 75.000 pessoas foram impactadas pelo programa em todo o território de Moçambique. Foram fabricadas e montadas 12 mil bicicletas. A organização conta com 50 técnicos capacitados e 18 funcionários em tempo integral.

Elementos de Replicabilidade

O projeto tem potencial de adaptação em diversos outros lugares cujos indicadores sociais e econômicos sejam similares aos de Moçambique, inclusive em países da Ásia e América Latina.