Artigo Estudos de Caso

O sistema inteligente do chuveiro Oas permite economizar uma grande quantidade de água e energia utilizando tecnologia similar a empregada em estações espaciais. Funciona em circuito fechado com apenas 5 litros de água e reduz em mais de 80% o consumo de energia, uma vez que permite manter a água aquecida. O aplicativo The Shower of the Future permite acompanhar o uso e a economia de água. Permite a aplicação em residências, hotéis, prédios comerciais e espaços públicos, seu sistema tem o processo de purificação patenteado, capaz de filtrar vírus e bactérias de forma rápida e eficiente.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • O sistema de recirculação permite utilizar a água com responsabilidade.

  • O circuito fechado permite a utilização da água para novos banhos e um sistema de purificação garante a qualidade da água.

Motivação

O chuveiro Oas economiza aproximadamente 93% de água em comparação aos chuveiros tradicionais, que consomem em média de 75 litros de água durante um banho de 10 minutos (EPA). A tecnologia permite a economia de 80% de energia, uma vez que a água permanece quente durante a sua recirculação. O usuário pode usufruir de um banho longo e quente, a um custo acessível. A diferença para controlar a crise hídrica mundial está em soluções que permitam a utilização com consciência e que geraram menos impacto ao meio ambiente. O Chuveiro OAS é uma solução que permite o uso eficiente da água para uma necessidade básica de higiene pessoal

Contexto

O Planeta Terra é formado por 97,5% de água salgada e apenas 2,5% de água doce; no entanto, somente 1% da água doce de todo planeta pode ser utilizada para consumo. Segundo a ANA (2019), em 2018, foram retirados 2.048 metros cúbicos por segundo de água dos recursos hídricos existentes no Brasil, sendo 24,4% somente para o uso humano. Estima-se que até 2030 teremos um aumento da retirada em 24%. No contexto doméstico, em média, 50% do consumo diário de água é destinado ao banho e à descarga no vaso sanitário, ao passo que 20% utilizamos para as tarefas domésticas, como lavar a louça, cozinhar ou lavar a roupa. O restante é consumido para higiene pessoal, regar plantas ou simplesmente abrir a torneira. Dois grande desafios estão associados à água do planeta: o abastecimento de água com infraestrutura ineficaz, vazamentos e tratamento inadequado, e as questões ambientais como as severas mudanças climáticas, aumento do nível do mar, incêndios devastadores, inundações e secas.