Artigo Estudos de Caso

Pedivela Integração Logística

Metodologia

Mobilidade

Ciclologística inteligente

Brasil

Espírito Santo(ES)

O Pedivela é um sistema de integração logística de entregas que tem como objetivo atenuar o caos das entregas nas cidades por meio da formação de uma rede de ciclistas autônomos e um poderoso sistema, reduzindo o custo do último quilômetro logístico com bicicletas cargueiras especiais, humanizando o trânsito e distribuindo os ganhos em sua rede. Neste sentido, a Pedivela conecta ciclistas a empresas que têm essa carga a ser entregue, sem necessariamente configurar-se como uma empresa de carga, mas sim uma plataforma.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Privado.

Desafios

  • Estímulo à utilização da bicicleta como modal de transporte de cargas, em contraponto ao caminhão (e semelhantes), que são geralmente utilizados.

  • Alternativa limpa de transporte de carga ao uso de caminhões (e semelhantes), responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Contexto

O presente estudo de caso foi implementado na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo e integrante da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), também composto pelos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha. Seu território é constituído por uma ilha principal, com área de 29,31 km², pela parte continental, com área de 39,66 km², e as Ilhas Oceânicas de Trindade e o Arquipélago de Martin Vaz, que somam 10,92 km². Segundo o IBGE 2018, possui uma população de 358.267 habitantes, e, segundo PNUD 2010, IDH equivalente a 0,845, sendo considerado muito alto. Atualmente, o Espírito Santo movimenta 31% das cargas que entram nos portos do País e que dele saem, o que, em valor, corresponde a aproximadamente 7,63% das importações e 10% das exportações brasileiras, incluindo produtos provenientes de outros estados.