Artigo Estudos de Caso

Polietileno Verde I´m Green - Empresa Braskem

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens de biopolímeros

()

Metodologia

A partir de uma demanda mercadológica e também em respeito às preocupações ambientais globais, a empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento para obter o polietileno verde – I´m green. A empresa possui duas unidades de pesquisa e desenvolvimento chamada Centro de Tecnologia e Inovação, uma no Brasil em Triunfo/RS e outra em Pittsburgh nos Estados Unidos. A colheita da cana-de açúcar gera etanol e açúcar, seu transporte é feito por meio ferroviário. O bagaço da cana gerado pode-se obter energia para a alimentar a produção e assim o processo de obtenção do polietileno verde se inicia com a desidratação do etanol, que gera o eteno verde. A partir daí, passa por um processo de polimerização para ser transformado em polietileno verde que é distribuído aos clientes que os beneficia em produtos e os disponibiliza aos consumidores. Por ano, 200 mil toneladas de polietileno verde produzidas, representa uma redução de 950 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Implementação

Atores

Consumidores finais são adeptos ao uso do polietileno verde.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Empresa oferecedora da solução do polietileno verde para fornecedores e convertedores, é também responsável pelo processo produtivo, comercialização e distribuição

Institucional/Privada

Governança

Para viabilização da solução estudada, a governança estabelecida envolve principalmente atores de instituições privadas. A empresa Braskem, responsável pelo desenvolvimento, processo produtivo e comercialização, se relaciona diretamente com fornecedores e convertedores de produtos para os consumidores finais.

Público-alvo

Sociedade civil, empresas privadas.