Artigo Estudos de Caso

Portal REVI

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Aplicativos de coleta e destinação adequada de resíduos recicláveis

Brasil

Minas Gerais(MG)

Com o slogan: “Reutilizar - O que é rejeito para uns, pode ser insumo para outros”, o portal Revi é um espaço virtual que reúne pessoas e empresas que precisam descartar algum material com outras que tem interesse na utilização do material a ser descartado. O portal Revi faz a conexão entre oferta e demanda de materiais descartados.

Custo para Implementação

Sem custos envolvidos

As postagens de oferta e as compras são gratuitas. Há espaço para as empresas anunciarem para a sustentabilidade econômica do portal.

Desafios

  • Redirecionamento do uso dos materiais catalogados.

Motivação

Surgiu da necessidade do cotidiano, do casal Denise Diniz e Anísio Gonçalves que geraram resíduo de madeira por terem desmontado um armário. O resíduo ficou armazenado por um tempo na casa e o pensamento foi direcionar para alguém ao invés de descartar. Motivados também pelo grande número de lixo que é descartado no Brasil e no mundo, onde segundo a AgênciaBrasil, nosso país é o 4º país que mais produz lixo no mundo (WWF) ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia. Nasceu uma oportunidade de negociar melhor o que seria descartado, pois poderia ter alguém interessado no material e com isso o número de resíduos descartados diminuiria.

Contexto

Atualmente é necessário estender a vida útil de materiais, seja transformando-os ou não, mas se houver mecanismos para que se extraia menos matéria-prima haverá um incentivo à economia sustentável, pela ótica sustentável e pela ótica econômica. Neste contexto ideológico, o portal Revi busca maximizar a vida útil de alguns materiais que seriam descartados, aproximando-os de quem tem esta demanda de forma digital. Além disso, pesquisas apontam que os brasileiros estão cada vez utilizando mais a internet (IBGE, 2017) o que corrobora com as iniciativas de serviços ofertados pela rede. No país, 74,9%% das pessoas possuem conexão com a internet.