Artigo Estudos de Caso

Positiva

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Técnicas de coleta e reutilização de resíduos plásticos de rios, lagos e lagoas costeiras

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

No ano de 2017 a Positiva se reuniu com o seu parceiro Boomera para pensar nas possibilidades de desenvolvimento de uma embalagem que pudesse ser feita com resina reciclada. As duas empresas visitaram diversas cooperativas de catadores de materiais recicláveis no litoral de São Paulo, o que ajudou a solidificar a ideia pois havia capacidade de absorção do material plástico que a Positiva precisava. O plástico polietilieno de alta densidade (PEAD) já era o plástico principal das embalagens que a Positiva utiliza para armazenar os seus produtos. Assim a ideia de continuar usando este material mas agora de resina reciclada era uma maneira de contribuir com a atuação das cooperativas do litoral de São Paulo que impactam positivamente para que não haja contaminação nos oceanos. O projeto foi concebido com título Oceano Limpo com o plano de lançar uma linha de produtos com embalagens de PEAD de origem de resíduos recuperados nos oceanos e um produto (esfregão) feito com redes de pescas reciclada. O fluxo produtivo estabelecido era a compra de plásticos das cooperativas do litoral de São Paulo, principalmente da cidade de Santos, e processamento pela Boomera. A Boomera também é uma recicladora que transforma fardos de material (embalagens compactadas) em um subproduto, o flake. O flake por sua vez é direcionado a uma indústria transformadora que faz as embalagens com o material que circulou por toda esta cadeia. O pontapé para início do projeto foi a realização de um mutirão de limpeza na praia do Guaraú tendo como parceria a ONG Eco Surf, especialista em viabilizar ações desta natureza. Participaram da iniciativa 52 voluntários, que perceberam a importância de impedir a contaminação do plástico nos oceanos usando da sua recuperação como força motriz para fabricar novos produtos.

Implementação

Atores

Positiva: organização idealizadora da solução.

Institucional/Privada

Boomera: empresa que auxiliou no desenvolvimento da solução da Positiva, contribuindo significamente para a implentação do projeto através de seu conhecimento do mercado da reciclagem. Acionou a sua rede de cooperativas parceiras no litoral sul de São Paulo.

Institucional/Privada

Cooperativa de catadores do litoral: organizações que cederam o volume de material plástico necessário para o processamento da Boomera.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

ONG Eco Surf: organização que auxiliou na estratégia e facilitação para realização do mutirão de limpeza de praia que marcou o início do projeto.

Institucional/Privada

Voluntários: pessoas físicas em geral que participaram de maneira voluntária da ação de limpeza de praia e foram acionados pelas organizações realizadoras desta ação: Positiva, Boomera e Eco Surf.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governança

A Positiva foi a idealizadora da iniciativa, já havia um alinhamento entre a sua atuação e o próposito ambiental. E frente aos desafios planetários, um deles a demanda de pararmos o vazamento dos resíduos plásticos para os oceanos percebeu a oportunidade de inovação de seu produto. A Boomera é uma recicladora de plásticos, utiliza as embalagens que foram consumidas para reciclagem e disponibiliza as indústrias transformadoras o subproduto deste processo que é a resina plástica. A empresa além de trabalhar com a reciclagem efetiva, também é uma consultoria atuante no tema da Economia Circular, e, por isso, contribuiu significamente com a Positiva no desenvolvimento da ideia. As cooperativas de catadores do litoral de São Paulo foram parceiras efetivas entregando os fardos com material plástico para que a Boomera pudesse realizar o processo de reciclagem. A ONG Eco Surf foi envolvida no lançamento do novo projeto através da coordenação do mutirão realizado na praia do Guaraú. Essa iniciativa foi fundamental para fazer o link que faltava entre o processo de incentivo da recuperação dos plásticos das praias. Estes resíduos foram coletados pelas cooperativas parceiras do projeto. E este volume integrou o restante do lote de materiais encaminhados pela cooperativa a Boomera.

Público-alvo

Empresa Positiva, idealizadora da solução. População civil, empresa privada Boomera, Cooperativas de catadores, comunidade do Guaraú.