Artigo Estudos de Caso

Powerwall são baterias de íons de lítio recarregáveis fabricadas pela Tesla, Inc. O Powerwall destina-se ao armazenamento doméstico de energia para autoconsumo solar, com o intuito de reduzir a dependência da rede, fornecer backup para proteção e possibilitar uso de energia durante o deslocamento de carga. Existem duas versões de Powerwall: uma com capacidade de 6.4 KWh de potência e 2kW contínuo para aplicações de ciclo diário; e outra de 13.5 KWh de potência, 7KW pico e 5KW contínuo também para aplicações de ciclo diário, utilizando química de níquel-manganês-cobalto e podendo ser ciclada 5.000 vezes antes da expiração da garantia. O Tesla Powerwall tem uma eficiência de ida e volta de 92,5% quando carregado ou descarregado por um sistema de 400-450V a 2kW com uma temperatura de 25°C e quando o produto é novo. É compacto, seguro e inclui um inversor de bateria embutido que fornece uma melhor integração e atualizações online para novos recursos e funções.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Por se tratar de uma medida de uma empresa privada, o financiamento desta tecnologia é proveniente de recursos privados.

Desafios

  • O Powerwall proporciona proteção contra quedas de energia e reduz dependência da rede elétrica.

  • O Powerwall, por ser utilizado em conjunto com painéis fotovoltaicos, aprimora a experiência do consumidor ao possibilitar o uso de energia em períodos de baixa ou nenhuma radiação solar.

Contexto

A principal localidade de produção de baterias da empresa Tesla fica em Nevada, um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região das Montanhas Rochosas. Nevada possui as maiores taxas de crescimento populacional de todo os Estados Unidos, sua capital é Carson City e a maior cidade é Las Vegas. Possui uma área de 286.382 km², população de 2.998.000 habitantes em 2017 e densidade populacional aproximada de 10,3 hab./km². Seu PIB é de aproximadamente US$ 150 bilhões e IDH de 0,903. O estado de Nevada possui um clima desértico, com duas estações bem definidas. Os invernos do estado são longos e muito frios, enquanto que os verões são quentes na maior parte do estado. Por causa de seu clima desértico, o estado registra grandes variações de temperatura entre o dia e a noite.