Artigo Estudos de Caso

Revolução dos Baldinhos, Florianópolis

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Compostagem de resíduos orgânicos

Brasil

Santa Catarina(SC)

A comunidade Chico Mendes fica no bairro de Monte Cristo e fica próxima ao acesso principal à ilha de Florianópolis. Em 2008, esta comunidade passou por uma crise com ratos e um surto de leptospirose, tendo como consequência a morte de dois moradores. Com isso, surgiu um movimento de moradores com participação da CEPAGRO, uma ONG que trabalha com educação ambiental e agricultura urbana. O movimento contou com o envolvimento de mulheres da comunidade que se encarregaram de conscientizar os moradores para que começassem a coletar os resíduos orgânicos em baldinhos para serem compostados, transformando em adubo orgânico. Esse insumo passou a ser usado na horta da escola América Dutra Machado localizada na comunidade. O desenvolvimento da metodologia de coleta, compostagem, aplicação na horta orgânica e desenvolvimento de produto para venda teve um processo de co-criação, com o empoderamento de mulheres. Atualmente o projeto é liderado por mulheres da comunidade que trabalham na coleta, compostagem, dão palestras e ensinam a metodologia e os processos. A Revolução dos Baldinhos se tornou um movimento que inspirou inúmeros projetos em outras localidades, ganhou prêmios no Brasil e no exterior. Atualmente está instalada em uma casa onde produtos feitos com reciclagem são comercializados para gerar renda para as participantes do projeto. O óleo de cozinha usado coletado é transformado em sabão, o composto é vendido ensacado. O resultado principal, portanto, deste movimento foi o envolvimento de centenas de pessoas da comunidade e a conscientização de todos que ali moram.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Autofinanciamento dado que a comunidade passou a vender produtos da reciclagem, dão palestras e oficinas, recebem doações e submetem propostas em editais pela CEPAGRO. Vale destacar que a comunidade pretende se formalizar como cooperativa para melhorar as parcerias e expandir para outros bairros

Desafios

  • Comunidade que vivia em meio ao lixo, ratos e sem dignidade, hoje melhorou a qualidade de vida e incluiu pessoas no sistema produtivo urbano.

  • Fecha os ciclos de resíduos orgânicos, óleo de cozinha, coleta outros resíduos para dar a destinação correta.

  • Liderado por mulheres que coletam e transformam os resíduos em produtos vendidos colaborando para a geração de renda local.

  • Educação ambiental com relação ao consumo e destino dos resíduos.Com isso reduziram a geração dos lixos que são coletados pela cidade.

  • Os resíduos coletados são transformados, reciclados e voltam para o sistema com up-cycling, ou seja, com maior valor agregado.

  • Tratam os resíduos orgânicos, transformando em composto orgânico usado nas hortas locais e vendidos na loja local.

  • Melhoria na saúde dos moradores, com a eliminação dos vetores (ratos) de doenças, melhoria na alimentação com produção de comida orgânica nas escolas e outros espaços locais.

  • A transformação dos resíduos que emitiriam metano, gerariam chorume contaminante em adubo orgânico que é usado para produção de alimentos orgânicos.Localmente é uma das mais saudáveis maneiras de restaurar serviços ecossistêmicos que beneficiam as comunidades e as cidades.

  • O projeto gerou pequenas áreas verdes urbanas para usufruto dos moradores, aulas de educação ambiental, transformação de área residual entre a rodovia e a via saída de veículos em área de produção de alimentos e plantio de árvores nativas.

  • Criação de uma infraestrutura social que aplica solução baseada na natureza para oferecer serviços à comunidade local.

  • Transformação efetiva da qualidade urbana devido ao projeto que coleta e transforma resíduos em insumo utilizado localmente. Além da melhoria na produção de alimentos, qualidade dos espaços públicos, coesão social e construção de uma nova forma de economia.

  • Geração de renda e conhecimento, principalmente para mulheres da comunidade.Possibilitou ampliação de oportunidades, cidadania e reconhecimento, além de projeção nacional e internacional para as pessoas envolvidas no projeto inspirando outros projetos que foram replicados em inúmeras cidades e contextos sociais e urbanos.

  • O projeto foi co-criado e é co-gerido pelas moradoras da comunidade local.

Contexto

Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina e possui um alto índice de desenvolvimento humano. No entanto, existem comunidades mais carentes que sofrem com falta de serviços públicos adequados, como é o caso da Chico Mendes. O projeto veio atender às necessidades da comunidade de forma coletiva, em uma espécie de governança bottom-up(de baixo-para-cima), por iniciativa dos moradores que se mobilizaram e desenvolveram a metodologia e tecnologia de tratamento dos resíduos juntamente com a CEPAGRO.