Artigo Estudos de Caso

Sistema AquaStock para captação e filtragem de água de chuva em residência em São Paulo

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas de reaproveitamento de águas pluviais

Brasil

São Paulo(SP)

Os moradores de determinada residência em São Paulo instalaram o sistema Aquastock para captação, filtragem, armazenagem e distribuição da água de chuva. A água da chuva coletada na casa é utilizada nos vasos sanitários, na máquina de lavar roupa e para regar o jardim.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Desafios

  • A utilização das águas da chuva, permite o uso responsável da água tratada fornecida pelas concessionárias da cidade.

  • A coleta da água da chuva auxilia as cidades a minimizar os impactos causados pelas enchentes.

Motivação

O uso eficiente da água tratada da rede de abastecimento tem como consequência a redução no consumo de água dos mananciais e das represas que abastecem as cidades. Com a utilização da água da chuva, é possível trazer aumentar o grau de sustentabilidade do sistema de distribuição de água tratada.

Contexto

A cidade de São Paulo passou por uma grande crise hídrica em 2014 e, em meio a esta crise, uma residência na cidade decidiu instalar o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva AquaStock. Mesmo com a baixa quantidade de chuvas em 2014, os moradores tiveram uma economia de 30% na conta de água, além de amenizar a dependência da água ofertada pela companhia de abastecimento da cidade. O sistema AquaStock tem aproveitamento de aproximadamente 85% da água da chuva captada.